Tentou evitar

A prefeitura de Imperatriz esclarece que, durante todas as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz - STEEI, o município tentou evitar o movimento grevista da categoria, propondo reajuste salarial de 6%, valor que corresponde ao dobro da inflação para o período, mais 12% de acréscimo no vale alimentação. Mesmo ciente da importância de manter política de valorização dos servidores, assim como no cenário nacional, o município encontra impedimentos orçamentários e legais para garantir reajuste superior ao proposto, uma vez que o percentual pleiteado pela categoria gera impacto de mais de 100% no recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, FUNDEB, só para folha de pagamento. Nesse sentido, deflagrada a greve nessa terça-feira, 22, a Prefeitura, conforme determina a lei, irá tomar as medidas cabíveis, buscando evitar prejuízos à população e classe estudantil.

Culpado

O deputado federal Sarney Filho, pré-candidato a senador pelo PV, disse que a entrada de Roseana Sarney na disputa ao governo do Estado "é culpa do péssimo governo Flávio Dino". A declaração foi dada durante reunião realizada na manhã de segunda-feira na residência do pai da ex-governadora, quando Roseana confirmou sua candidatura.

Rotativo

O "Estacionamento Rotativo" vai melhorar a fluidez e organização do trânsito em Imperatriz. Além disso, a medida deve aquecer o comércio devido à rotatividade de clientes, além de proporcionar a geração de aproximadamente 100 postos de trabalho direto.

Vice

Foi comentado na reunião pela pré-candidata Roseana que o vice da sua chapa sairá do interior. Ela não adiantou de qual cidade e se já há um nome sendo avaliado para compor a chapa. O MDB de Imperatriz reivindica a vaga para um filiado de Imperatriz e entre os nomes está o do ex-prefeito Franciscano.

Eleição

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lajeado Novo para o biênio 2019-2020 aconteceu nessa segunda-feira (21) e o vereador Nessival Ribeiro Rocha (Fogoió) foi eleito para o cargo de presidente. Também foram eleitos Rones da Costa - vice-presidente; Luana Santos - primeira secretária; Ana Paula Andrade - segunda secretária. Entre os vereadores presentes à sessão, 7 votaram a favor da chapa. Teve 1 voto em branco e 1 vereador deixou o plenário antes de começar a votação.

Adoção

O processo de adoção em Imperatriz tem conseguido manter a média nacional, graças ao empenho e vontade daqueles que fazem a Vara da Infância e da Adolescência, capitaneados pelo juiz Dalvane. Cerca de 5 crianças são adotadas mensalmente e às vezes esse número aumenta ou diminui, o que depende da oferta de crianças para serem encaminhadas aos novos pais.

Processo

Como o processo é nacional, nem sempre essas crianças ficam em Imperatriz, pois no momento em que são registradas no livro nacional surgem casais interessados de todo o país. Com isso, forma-se o processo, que demora entre oito meses a um ano. Outro detalhe é que o tabu de adotar crianças com idade acima dos seis anos começa a cair. Hoje, já há quem adote nessa faixa etária até os dez anos, quando diminui o interesse. Cor e religião também estão sendo deixados de lado pelos casais.

Demissão

De repente, nenhum secretário municipal presta para os vereadores. Por que será hein? Agora mesmo, quem recebe pedido para pedir exoneração é Leandro Braga, de Trânsito. Tem alguma coisa errada aí, afinal, mesmo que haja bom relacionamento entre executivo e legislativo, não é competência de uma casa pedir demissão de servidor de outra casa. Devem, no mínimo, pedir mais empenho e não demissão.

Convite

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz convida para o lançamento da 18ª FECOIMP. A FECOIMP é a maior feira multissetorial do Maranhão e movimenta anualmente a economia do estado. Já entrou para o calendário nacional de feiras de negócios, ganhando novos formatos e novas abordagens a cada edição. Data: 29 de maio. Local: Centro de Convenções de Imperatriz. Horário: 19h30.