Plantão

Fóruns e cartórios eleitorais em todo o Maranhão permanecerão abertos em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Os horários foram estabelecidos pela Corregedoria Eleitoral. Desde o dia 2 até hoje, 5, é das 8h às 18h; dia 6 (domingo), das 8h às 12h, e dias 7, 8 e 9, das 8h às 19h. Nesse período pode ser feito o alistamento eleitoral (primeiro título); transferência de domicílio eleitoral; regularização do título de eleitor e cadastramento biométrico. Para quem mora em Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, o atendimento é feito no Cartório Eleitoral da 103ª zona, em Montes Altos. Para moradores de Campestre do Maranhão, Lajeado Novo e São João do Paraíso, o atendimento é feito no Cartório da 46ª zona, em Porto Franco.

Polêmico

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) apresentou um projeto de lei polêmico na Câmara que promete dar o que falar. Ele sugere que todos os presidiários que trabalham na prisão recebam um salário mínimo por mês, o equivalente a R$ 954. Mas não só isso. Braga propõe enquadrar detentos que executam algum tipo de trabalho em estabelecimentos prisionais às regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com jornada e horários de trabalho definidos. Na prática, isso significa que os presos terão direito aos mesmos benefícios dos demais trabalhadores comuns, como férias, 13º salário, Fundo de Garantia (FGTS) e até reajuste salarial anual. Com uma diferença: os trabalhadores comuns não cometeram crime algum.

Altera

O projeto de lei de nº 10.142, protocolado pelo parlamentar no último dia 26 de abril, altera os artigos 28 e 29 da Lei de Execução Penal, que passam a ter a seguinte redação: "O trabalho do preso está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho" e "o trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior ao salário mínimo".
Hoje, os detentos dos regimes fechado e semiaberto têm direito ao benefício da remição da pena por meio do trabalho: a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido. Esse é um direito contemplado na Lei da Execução Penal que visa contribuir na ressocialização do preso, abreviando o tempo de reclusão imposto pela Justiça e ocupando a mente do presidiário com um ofício.

Prejuízos

A brincadeira de petistas e outros simpatizantes do ex-presidente Lula para carimbarem cédulas de dinheiro com a imagem do ex-presidente e a frase "Lula Livre" criou polêmicas e alguns chegaram a anunciar que elas perderam seu valor, mas o Banco Central nega, porém quando derem entrada num caixa de banco serão recolhidas e incineradas. Diz a nota do BC: "Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária.

Esclarecendo

A Prefeitura Municipal de Governador Edison Lobão e a Secretaria Municipal de Saúde vêm a público esclarecer o ocorrido no dia 29 de abril no Hospital Municipal São Jorge com a paciente Doracy Sousa da Silva, de 50 anos de idade, popularmente conhecida como Eliene, residente na Rua Projetada D, nº 22, bairro Vila Getate. A paciente deu entrada às 9h20 de domingo em parada cardíaca e glicemia 56 mg/dl. Os profissionais de enfermagem no plantão, enfermeira Janne Kelline Macedo e os técnicos em Enfermagem Marcos Manoel e Celia Maria, utilizaram todos os recursos médicos disponíveis na busca por viabilizar a recuperação da paciente, mas infelizmente não obtiveram sucesso e a mesma veio a óbito às 9h45.

Expondo

Outrossim, o motorista de plantão que tinha a sua disposição uma caminhonete L200 Triton, pois a ambulância do hospital se encontra na oficina por problemas mecânicos (bicos do motor), aos invés de acionar diretamente a equipe do Distrito Bananal ou autoridades cabíveis para solicitar a ambulância desta localidade para prestar o socorro, passou a utilizar-se de rede social (grupos de WhatsApp) para divulgar a situação, expondo a vítima e gerando conflitos que em nada contribuíram para o trabalho da equipe. Que coisa, ao invés de agir, foi para as redes sociais.