Imbróglio
Não está sendo nada fácil para a vereadora Fátima Avelino contornar sua situação junto à Câmara de Vereadores por conta do pedido de licença e da posse do seu suplente. Ela está enfrentando resistência da casa em se ausentar e seu suplente Eudes assumir. Agora, estão questionando o período da licença e a impossibilidade de o vice assumir, pois a licença teria que ser de mais de 120 dias. Só que, se pedir 121 dias, o que garante a posse do suplente, ela correrá o risco de perder o mandato, pois qualquer vereador poderia solicitar a perda. Já foi avisada por um vereador que Bebé e Ditola estão prontos para pediram sua cabeça.
Redução
Como não quer perder o mandato, deverá ficar mesmo de licença dos 120 dias, Eudes não assumirá e a Câmara ficará com 20 vereadores. Não se sabe se isso é legal diante do regimento da casa. Falam que a medida é para tirar o Eudes da jogada por ser aliado de primeira instância da gestão municipal e tem demonstrado isso. Já no início da tarde, veio a informação de que Fátima reassumiu o mandato. Melhor!
Aluguel
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado para reajustar aluguéis, subiu 0,4% no segundo decêndio de abril (de 21 de março a 10 de abril), um avanço menor 0,19 ponto percentual do que o 0,59% do mesmo período de março. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Aposentadorias
Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão cancelados, sendo 228 mil auxílios-doença, 43 mil aposentadorias por invalidez e 151 mil benefícios de Prestação Continuada (BPC). Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o objetivo é revisar 1,8 milhão de benefícios, entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A expectativa do governo é chegar a 1,1 milhão de benefícios mensais, o que chega à economia de R$ 20 bilhões.
Salário
O salário mínimo para o próximo ano proposto pelo Governo Federal, que deve ser elevado para R$ 1.002,00, conforme valor previsto no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, já chegou ao Congresso Nacional e foi encaminhada para análise da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Após passar pelas demais comissões, será levado ao plenário onde ser votado e encaminhado à sanção do presidente Michel Temer.
Orientação
Com o intuito de orientar os contribuintes a preencherem a declaração do Imposto de Renda / 2018 de forma correta, no período de 24 a 30 de abril acontecerá o Projeto Imposto de Renda Voluntário. Promovido por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade CEUMA campus Imperatriz, sob a orientação de professores da área. A ação visa oferecer assessoria gratuita a quem não têm conhecimento suficiente sobre o assunto, têm dificuldade de acesso à internet ou de recursos financeiros para procurar um profissional.
Doar
Para participar é preciso doar um quilo de alimento não perecível no local. O coordenador do evento, Professor Mestre Abelardo de Melo Gaspar Neto, explica que a ação tem como objetivo estimular os alunos colocar em prática o que eles aprendem em sala de aula. "Demonstrando assim, a importância e relevância de sua atividade profissional para a comunidade, bem como evidenciar o papel da Universidade no processo estrutural do conhecimento", disse.
Programação
Dias 24/04 a 27/04 e 30/ 04 - Núcleo de Práticas Gerenciais (prédio em anexo do campus Imperatriz) das 09:00 às 11:00h / 15:00 às 20:00h Entrega do 1kg de alimento não perecível no local (menos sal) Dia 28/04 e 29/04 - (sábado e domingo): Pátio do Imperial Shopping das 10:30 às 18:00h. Entrega do 1kg de alimento não perecível no local (menos sal).
Comentários