Suzano em Imperatriz

Embora muitos adversários até tentem, não se pode desassociar a importância do ex-prefeito Madeira e da ex-governadora para que a diretoria da Suzano implantasse a fábrica dentro do município de Imperatriz. Todos sabem que um grupo empresarial segue vários itens para implantar seus negócios em determinada região ou área. E com a Suzano não foi diferente até pelo volume de investimentos feitos, na ordem de 3 bilhões de dólares ou 7 bilhões de reais. Primeiro a área que favoreça a extração e produção da sua matéria-prima, depois o escoamento da produção, isso tudo o Maranhão e a região tinham de sobra. O passo seguinte foi acertar com os governos do estado e do município as formas e os atrativos, como incentivos e outros apoios. E foi nesta etapa que o governo do estado sinalizou que daria os incentivos para que a fábrica fosse instalada no município de Porto Franco.

Adversário

A alegação da equipe do governo Jackson Lago era de que Imperatriz tinha no seu comando um prefeito que não era seu aliado e ainda por cima do PMDB, então Ildon Marques, e que em Porto Franco era Deoclides Macedo, do partido do governador. E aí começaram a avaliar a situação geográfica do município com o propósito de escolher a área onde seria implantada a fábrica, cercada de segredos para não influenciar economicamente.

Imperatriz

A cidade de Imperatriz, que tinha tudo o que a empresa necessitava e estava mais próxima da área plantada da matéria-prima, o eucalipto do passivo da extinta Celmar, estava sendo preterida pelo jogo político.

Assumiu

E veio a cassação de Jackson Lago por abuso de poder e a eleição do Madeira e aí foi que as coisas mudaram de rumo. Preocupado diante da possibilidade de a cidade virar apenas uma cidade hospedaria, Madeira procurou Roseana Sarney no sentido de que ela desse apoio para a implantação da fábrica em Imperatriz. Os dois iniciaram gestão junto à direção da empresa. Madeira esteve em São Paulo, através da interferência do senador Lobão, para que o presidente da Suzano o recebesse.

Reuniões

E depois de várias reuniões e até política com a Suzano, foi batido o martelo: a fábrica viria para Imperatriz e muito próximo da cidade, e foi o que ocorreu. Inclusive, no dia do anúncio oficial, em solenidade no Palácio do Comércio, quando o projeto foi apresentado, o presidente da Suzano confirmou as gestões feitas por Roseana, Madeira e ainda Lobão. Isso não podem tirar deles.

Fakes

Infelizmente, o que se temia está ocorrendo, o uso de robôs fakes news para difamar os candidatos deste ano. Já foi descoberto por especialistas que, dos mais de dois mil posts feitos na transmissão feita pelo prefeito Assis Ramos no evento do MDB, a metade partiu de São Luís. Coisa feia.

Mentiras

Pior é que não são críticas, e sim comentários pejorativos e chulos, como forma de desconstituir o candidato, pregando mentiras e que no dia seguinte ainda anunciaram que o prefeito havia deletado os comentários em sua página e comprovado no mesmo dia que ele não havia feito isso.

Saia Justa

Ainda sobre o encontro do MDB, um blogueiro que é filiado ao PCdoB teve a audácia de colocar nas redes sociais que estavam pagando as pessoas para irem ao Palácio do Comércio, colocando algumas lideranças em saia justa, pois as pessoas que ele havia trazido em caravanas desconfiaram que ele havia recebido dinheiro. Pura cretinice.