Articulações
Desde sexta-feira (09), o ex-senador e ex-presidente José Sarney (MDB-AP) está em São Luís, não para participar das festividades de carnaval, mas para articulações políticas que justificam o título do seu artigo publicado nesse fim de semana: "Vamos botar o bloco na rua". Instalado num confortável apartamento na Península da Ponta d'Areia, o ex-senador tem aproveitado esse período em que as atenções estão mais voltadas para o Reinado de Momo para chamar políticos, detentores ou não de mandatos eletivos, a fim de conversar sobre os rumos da campanha de 2018, quando estarão em jogo os cargos de presidente, governador, senadores e deputados (estaduais e federais).
Favorável
O período é favorável para esse tipo de conversa, pois a partir do próximo mês os partidos começam a definir sua participação na disputa eleitoral e o primeiro deles é o DEM, que fará convenção dia 28 deste mês para eleger o prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, seu novo presidente. O diretório do Democratas no Maranhão negocia com o governador Flávio Dino, mas resta saber se isto está de acordo com o pensamento do novo dirigente, cujo avô foi ministro das Comunicações de José Sarney. (Revista Maranhão Hoje)
Valeu
Alguns e pouquíssimos críticos do prefeito Assis Ramos certamente irão discordar, mas a verdade é que o carnaval de Imperatriz, como se diz na gíria, "arrasou e bombou" nos quatro dias. O próprio prefeito sentiu isso ao passear pelo circuito e ser cumprimentado pelo folião a ponto de não conseguir se movimentar com mais rapidez.
Eleição
Passada a folia, o Brasil se volta plenamente ao início do ano. Congresso se reúne, coisa que ainda não conseguiu fazer, vereadores e pré-candidatos irão iniciar suas trajetórias eleitorais em busca de um lugar ao sol. Mesmo porque março está bem aí, como se diz, e é o prazo para a mudança de partidos.
ACII
Por aqui, os empresários se preparam para eleger a nova diretoria da sua entidade. Em março, os associados da Associação Comercial e Industrial irão às urnas para elegerem o sucessor de Hélio Rodrigues e o nome mais comentado e praticamente fechado é o do Guilherme Maia, que há muito transita e ocupa cargo de diretor nas diretorias, acumulando experiência e trato com seus pares. Uma grande e acertada decisão.
Tráfego
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou a adotar, nessa quarta-feira (14), mais uma operação com vistas a restringir o tráfego de caminhões e carretas pela BR-135, entre o povoado de Entroncamento, no município de Itapecuru-Mirim, e São Luís, no período das 6h às 22h. O objetivo é evitar que a presença desses veículos pesados na rodovia, por imprimirem velocidade mais lenta e também pela extensão, contribua para provocar engarrafamentos, pois muitos veículos menores vão estar saindo e entrando na capital.
Arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou sexta-feira (9) edital para leiloar 300 mil toneladas de PEP (Prêmio para o Escoamento) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para arroz. Das 300 mil toneladas a serem leiloadas, 270 mil são do Rio Grande do Sul e 30 mil em Santa Catarina. O estado gaúcho é o maior produtor nacional e representa mais de 60% da safra nacional. Está previsto valor aproximado de R$ 100 milhões, isto é, 1 milhão/1,3 milhão de toneladas.
Maranhão
O Maranhão foi um dos estados mais destacados pelas escolas de samba do carnaval de São Paulo. Coube à Acadêmicos de Tatuapé mostrar um enredo sobre as belezas naturais, a cultura, a religiosidade etc. do estado, enquanto a Mocidade Alegre resolveu homenagear aquele que é um dos maiores nomes da música brasileira, a cantora Alcione Nazaré. Para ela, ser do Maranhão, residir no Rio de Janeiro e ser homenageada em São Paulo foi um acontecimento marcante em sua carreira artística. Em tempo, a Tatuapé foi a grande campeã do carnaval paulista.A
Comentários