Disputa

O ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares ratificou, nessa sexta-feira (02), o seu projeto de disputar uma das duas vagas que serão abertas para o Senado. Zé Reinaldo, que concedeu entrevista ao radialista Alvaro Luiz, da Rádio Educadora AM, negou estar se distanciando do governador Flávio Dino (PCdoB) e cravou: “Estou muito próximo do governador. O Senado é um projeto que nós fizemos juntos desde 2006. De forma que esse é o projeto que eu tenho e nós estaremos juntos na eleição, sem dúvida nenhuma”. O ex-governador confirmou que irá se filiar ao DEM, partido presidido no Maranhão pelo deputado federal Juscelino Filho e que declarou apoio recente à reeleição do comunista.

Carnaval

A filiação de Zé Reinado ao Democratas ocorrerá após o período carnavalesco. Uma grande festa está sendo organizada por aliados do experiente político e ocorrerá em São Luís com a participação de caravanas de todas as regiões do estado. No ato, serão anunciadas novas filiações, dentre elas de prefeitos e prefeitas que apoiam a condução do ex-governador à Câmara Alta.

Crédito

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) defende a liberação de linha de crédito especial, no BNDS, para que os mototaxistas possam adquirir financiamento para a compra de motos. A proposta foi feita esta semana em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marum. A proposta defendida pelos profissionais do setor é que o BNDS faça financiamentos com recursos do Fundo de Investimentos da Amazônia - Finam, explicou Hildo Rocha.

Digital

Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, 92% dos domicílios de São Luís, que terá o desligamento do sinal analógico da TV aberta dia 28 de março, já estão digitalizados. “É uma surpresa esperada porque a Região Nordeste tem surpreendido”, disse ele, acrescentando que a digitalização, ano passado, de Recife (PE), em julho, e de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), em setembro, ocorreram nas datas programadas sem necessidade de escalonamento.

Dezembro

Já para os municípios da região tocantina maranhense, o prazo final para o desligamento dos transmissores analógicos será no dia 31 dezembro e a partir de janeiro de 2019 só digital. As emissoras como Chico do Rádio (Band), Tocantins (Record News), Capital (Rede TV), além de Novo Tempo e Imperatriz, que está fora do ar, terão até lá para transmitirem com o novo formato.

HD

TV Mirante (Globo), TV Nativa (Record), Difusora (SBT) e Anajás (Rede Vida) já estão transmitindo em HD e continuam agora mudando todo o sistema de transmissão, como ilhas de edições e câmeras para seus jornalismos. Mas já estão um passo à frente das outras. A propósito, a TV Meio Norte, prevista para entrar ao ar até abril, já deverá iniciar suas operações com o HD, pois não justificaria investir na transmissão analógica menos de 8 meses para a exigência de operar com o HD.

Futebol

O Campeonato Maranhense de Futebol terá sua primeira partida transmitida pela TV Interativa neste sábado (3), entre Moto e Sampaio. A emissora tem um contrato com a Federação Maranhense de Futebol (FMF) desde 2013 e, por isso, tem direito de cobrir quantos jogos julgar necessários para preenchimento de sua grade. Enquanto isso, continua a polêmica entre duas emissoras locais – Difusora (SBT) e Guará (Record News) – para saber quem terá direito de transmissão, se apenas uma delas ou ambas. E vão enrolando e embolsando os 900 mil reais pagos pelo governo do estado.

Frei Epifânio

E hoje é dia de prestigiar o Cavalo de Aço, que logo mais às 19 horas enfrentará o São José de Ribamar pela terceira rodada do estadual. Precisa do apoio do seu torcedor para melhorar ainda mais sua posição na tabela e continuar a busca por classificação à segunda fase do estadual.

Financiamento

O Onix, da Chevrolet, repetiu o desempenho de 2016 e encerrou o ano passado como o automóvel leve zero quilômetro mais financiado do País, com 107.926 unidades negociadas. O número representa 9,5% de todos os autos leves novos comercializados a crédito em 2017. O hatch HB20, da Hyundai, e o Ford Ka completam a lista dos zero quilômetro mais financiados. O levantamento é da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações sobre restrições financeiras.