Administrar

Não é fácil administrar uma empresa ou um município, que o digam os prefeitos, que em campanha afirmaram em alto e bom som que iriam resolver todos os problemas dos municípios. Passado um ano em que assumiram os comandos das cidades, a coisa não ficou bem assim, aliás ao contrário. Tudo atrapalhado, saúde, educação e infraestrutura prejudicados e, o que é pior, servidores e fornecedores atrasados. E olha que as empresas não têm uma receita certa a cada 10 dias, como são os repasses aos municípios. Assim, se o gestor tivesse um mínimo de organização, não perderia o controle da gestão.

Contador

Exemplo claro da distância entre realidade e fantasia é o caso de Senador La Rocque, em que o prefeito é Dário, que foi contador de duas administrações no próprio município e, como tal, conheceu tudo em matéria de finanças. Mesmo assim, eleito prefeito, enfrenta ação judicial por conta do atraso de servidores, já indo para o terceiro mês. Sem falar em fornecedores. Para se ter uma ideia, já tem gente sentindo saudades de João do Oliveira, que saiu do mandato com um dos maiores índices de rejeição.

Simples

As micro e pequenas empresas excluídas do Simples Nacional, regime especial de tributação, têm até quarta-feira (31) para quitarem os débitos e pedirem a reinclusão no programa e, segundo alerta da Receita Federal, não haverá prorrogação do prazo. Em 1º de janeiro, foram excluídas as com débitos, ficando os contribuintes com duas opções: pagam integralmente os tributos em atraso ou pedem o parcelamento convencional em até cinco anos com multa e juros.

Parcela

Nesse caso, a empresa terá de pagar a primeira parcela e manter as obrigações em dia para evitar uma nova exclusão do regime. Segundo a Receita, a prorrogação do prazo não é possível porque a legislação determina que, antes de fevereiro, as empresas definam se estão ou não enquadradas nas regras que possibilitam a adesão ao Simples Nacional.

Royalties

Os prefeitos dos municípios que integram o Consócio Intermunicipal Multimodal (CIM) travam em Brasília uma árdua batalha em busca de parceiros para convencer o Governo Federal a regulamentar a partilha dos royalties da mineração de maneira equilibrada. A presidente do CIM, Karla Batista, prefeita de Vila Nova dos Martírios, diz que se for usado como critério apenas a população, os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro serão os mais beneficiados, em prejuízo do Pará e Maranhão.

Conferência

Considerando a importância de ouvir, conhecer e sentir as principais necessidades e dilemas da educação para assim discutir e debater os caminhos para minimizar os desafios mais urgentes, a prefeitura municipal de Governador Edison Lobão através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizam a 3ª Conferência Municipal de Educação, cujo tema é: “Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública e Laica”.

Aberta

Com o objetivo de ser um instrumento democrático de participação popular, a Conferência é aberta a todos os cidadãos, onde haverá debates e discussões de temas propostos, para que sob vários pontos de vista se delibere coletivamente as decisões a serem tomadas para relacionar e priorizar propostas técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras para a educação.  
A conferência acontece nesta quarta-feira, 31, a partir das 7:30, na escola municipal Santa Rita de Cássia. O prefeito Geraldo Braga disse que espera contar a presença de todos.

Reflexão

“A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a podemos encontrar ao lado da bondade e da generosidade”. (Ernesto Sábato, romancista argentino, nascido em 1911) Ela pode estar no desapego, no cumprimento de uma dieta austera, ou até na vaidade de pensar não ter vaidade. Tudo é vaidade! (Eclesiastes 1,2) Vamos que vamos! Bom dia a todos! Padre Felinto Elysio.