Paciência
O governador Flávio Dino (PCdoB) vai ter de usar muita astúcia e paciência para acomodar todas as legendas que aceitam marchar com ele na eleição deste ano, quando tentará a reeleição. O problema é que todas essas legendas insistem em participar da coligação desde que haja vaga na chapa majoritária, e pelo que se sabe, até com base em declarações do próprio governador, só resta uma. Mesmo tendo perdido o controle do PSDB no estado, Carlos Brandão deverá ser confirmado como vice, como anunciou Flávio Dino numa das entrevistas concedidas no final do ano passado. Esta opção passa pelo projeto do Palácio dos Leões de eleger deputados alguns auxiliares do governo. Se ficar de fora da vice, Brandão vai em busca de uma cadeira na Câmara Federal e, com isso, minará alguns redutos eleitorais que estão reservados para secretários, principalmente na região de Colinas, onde é um dos políticos mais influentes. Confirmada essa vaga, o PRB estará contemplado; sem ela, o partido vai querer outra.
DEM
Já o DEM reivindica vaga de senador, ainda que o candidato seja alguém da equipe do governador, no caso o secretário de Educação, Felipe Camarão, que estaria ingressado na legenda apenas com esse objetivo, embora o deputado José Reinaldo também esteja em processo de migração com esta esperança. Como já declarou o governador, o seu primeiro candidato a senador é o deputado Everton Rocha (PDT), portanto só há uma vaga a ser negociada.
Outros
Resta saber como o governo vai atender às exigências do PT, que insiste na candidatura de Márcio Jardim para o Senado; do Solidariedade, que ensaia reivindicar o cargo de vice para Simplício Araújo; do PPS, que pretende lançar Eliziane Gama ao Senado; e do PP, cujo presidente estadual, André Fufuca, pressiona para ter vaga na majoritária (não se sabe qual é).
Vice
Embora as discussões em torno da composição das chapas ainda esteja no início, é certo que já há divergências e até críticas ao comportamento adotado tanto pelo pré-candidato da situação como na oposição, porque há apenas uma vaga e muitos a querem. Pelos lados da ex-governadora Roseana Sarney, o debate já começou e as críticas são em função de especulação dando conta de que a chapa seria puro sangue, ou seja, Roseana e João Alberto, que renunciou à disputa da reeleição pela vaga.
Sul
Por conta disso, políticos da região sul-maranhense exigem que seja indicado um nome da região como forma de melhorar os índices da candidata e prestigiar o enorme eleitorado. Os grupos inclusive informam que há nomes com potencial para representá-los, como o empresário, produtor rural e ex-prefeito Franciscano, que tem trânsito livre em todos os setores e respeitado nos municípios, como em Imperatriz, Açailândia, Brejão, Itinga, São João do Paraíso, onde tem propriedades e é um ativo participante do dia a dia das mesmas, além de ser leal ao próprio grupo do ainda PMDB.
Verde
A Aneel informou que, com o aumento do volume de chuvas, a tarifa de energia elétrica deve permanecer com a bandeira verde durante todo o primeiro semestre. A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) reforça o compromisso com seus consumidores e incentiva as práticas de economia de energia para diminuir os gastos com energia elétrica. Uma simples mudança de comportamento pode diminuir sua conta de energia.
Drone
A Secretaria de Meio Ambiente de Açailândia conta agora com o apoio de um drone profissional da DJI, veículo controlado remotamente, para a fiscalização ambiental, bem como para ajudar no trabalho de preservação dos recursos naturais existentes.
TAC
O equipamento, que será usado pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a SEMMA e a empresa de construção Civil Angulo. O drone foi entregue esta semana, e já se encontra à disposição dos servidores para treinamento.
Celeridade
De acordo com o secretário Sininger Vidal, o drone agrega tecnologia ao trabalho de fiscalização, e dá mais celeridade para as ações de planejamento e monitoramento, além de ser uma ferramenta de combate em tempo real de crimes e ser fundamental para a coleta de provas para os inquéritos ambientais que eventualmente transcorram no âmbito da SEMMA ou do Ministério Público Ambiental.
Comentários