Preventivas
Ações preventivas ocorrem durante todo o ano e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.
Mesa
A pedido do deputado federal Deoclides Macedo, ocorreu em Imperatriz ontem, quarta-feira (27), uma mesa redonda para discutir os problemas operacionais do aeroporto Renato Moreira, de Imperatriz.
Redonda
O evento foi realizado pela amanhã, no Auditório da Seção contra Incêndio do Aeroporto de Imperatriz, com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes. Antes do início da mesa redonda, Dario Rais Lopes fez uma visita às estruturas do aeroporto para conhecer a real situação do local.
Marco
Segundo Deoclides Macedo, a mesa redonda foi um novo marco para o aeroporto de Imperatriz, tão importante para a economia local e para os usuários. “O Renato Moreira está situado na segunda maior cidade do estado e atende também moradores dos estados do Pará e Tocantins. Por isso, deve operar sob condições ideais de segurança evitando, desta forma, o cancelamento de voos”, disse.
Aumento
Vereadores de Sítio Novo devem se reunir em sessão extraordinária para aumentar contribuição de iluminação. A Câmara de Vereadores de Sítio Novo-MA realizará, nesta quinta-feira (28), sessão extraordinária para aprovar Projeto de Lei enviado pela Prefeitura, cujo objetivo é autorizar reajuste na tarifa de iluminação pública.
Recursos
A partir do próximo mês, vinte e três municípios maranhenses passarão a receber recursos provenientes de arrecadação oriunda de atividades minerais. “15% da Contribuição Financeira pela Extração de Minerais (CFEM), conhecida como royalties da mineração, serão distribuídos entre os municípios localizados ao longo da ferrovia Carajás”, destacou Hildo Rocha.
Receitas
Segundo o parlamentar, os recursos ficarão permanentemente agregados à receita dos municípios. “Não é apenas para um ano, para um mês, é para sempre”, destacou.
Articulação
Hildo Rocha parabenizou os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), entidade que defende os interesses dos municípios localizados ao longo da ferrovia Carajás. “Ressalto o empenho da prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista, presidente do Consórcio CIM; do prefeito Zé Gomes, de Buriticupu; do prefeito de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauande; do secretário executivo do consórcio CIM, Dilton e de todos que realizaram o grande trabalho no sentido de mobilizar os senadores do Maranhão, de Minas Gerais e do Pará. Graças à dedicação de todos os envolvidos nesse trabalho, conseguimos transformar a Medida Provisória 789/2017 em lei. Os senadores do Maranhão contribuíram bastante para evitar vetos presidenciais”, comentou o deputado.
Emendas
O texto aprovado contém emendas dos deputados maranhenses Hildo Rocha, Cléber Verde e Pedro Fernandes, e também do senador Roberto Rocha. A principal mudança proposta pelos parlamentares maranhenses foi a inclusão dos vinte e três municípios maranhenses que a partir de janeiro de 2018 passam a ser beneficiados com a arrecadação de royalties da mineração. “Agradeço ao presidente Michel Temer por ter sancionado a lei sem vetos, por ter sancionado sem vetar nada do que aqui aprovamos no plenário da Câmara”, declarou o parlamentar.
Conquistas
O parlamentar disse que 2017 foi um ano bastante produtivo, especialmente no que diz respeito ao municipalismo. “Conseguimos aprovar a nova lei do ISS, e agora aprovamos a MP 789. Duas ações relevantes que significam mais recursos para os municípios. Portanto, chegamos ao final do ano com um saldo positivo. Isso serve como estímulo para que, em 2018, possamos continuar cumprindo a nossa missão com eficiência”, afirmou Hildo Rocha.
Comentários