Vice-governador
Mesmo sendo o segundo maior colégio eleitoral do estado, com mais de 156 mil eleitores, as lideranças políticas do estado e dos principais candidatos a governador ainda não dão a devida importância a Imperatriz. Agora mesmo, nas tratativas para a formação das chapas majoritárias ao governo e ao Senado, não há citação sobre a inclusão de nomes para compor as chapas. Por enquanto, os principais candidatos falam na formação só com representantes de São Luís, tanto a governador quanto a senador, o que demonstra a falta de unidade e de lideranças na cidade, além de expressar o sentimento de omissão em apenas dizer sim ao que é decidido na capital do estado.
Campanhas
As campanhas, quando são feitas, não falam em governador ou senador e que a cidade quer o vice-governador daqui. Ou seja, pensam muito pequeno. Tem que começar a fazer campanha pedindo governador de Imperatriz, assim como candidato ao Senado, o que irá contrabalancear no caso da escolha da chapa a governador pura e fará com que seja negociado com a classe política local o candidato ao Senado. Senão, vamos ficar sempre na mesma lengalenga de mendigar favor.
Estado
E mais: o pior é que batemos sempre na tecla de um dia criar um novo estado, mas esquecemos de eleger deputados federais ou um senador da região. Sem representantes no Congresso Nacional, não há como esta proposta seguir avante. É preciso contar com deputados federais e senadores comprometidos com o projeto e, desta forma, eles irão articular e agora desarquivar o projeto.
Candidatos
Para compor chapas de governadores, Imperatriz tem bons nomes, senão vejamos: pela situação, podemos apontar Ildon Marques, que hoje é aliado do governador Flávio Dino; o próprio Clayton Noleto, que está sendo preparado para ser candidato a prefeito ou até mesmo suceder Flávio Dino após este novo mandato, caso o comunista seja reeleito.
Candidatos II
Já pela oposição, temos também nomes como os de Franciscano, hoje eleitor de Imperatriz, e ainda Ribinha Cunha, embora este último tenha ensaiado uma candidatura a senador que parece ter morrido no nascedouro. Ambos com trânsito em todos os setores.
Isenção
Pessoas com deficiências físicas, visuais e mentais, severas ou profundas, além de autistas, agora não precisam ir até uma unidade da Receita Federal para pedir isenção de impostos na hora de comprar veículos. A solicitação agora também pode ser feita por meio do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção do IPI/IOF (Sisen), disponível no site da instituição. A medida prevê que, para fazer o pedido, o usuário precisa de um certificado digital, assinatura online criptografada que funciona como identidade virtual.
Financiamento
Ao somar 10.910 unidades financiadas, o Onix, da Chevrolet, manteve a liderança no ranking dos modelos de automóveis leves novos mais vendidos a crédito no mês de novembro. O segundo lugar ficou com o HB20, da Hyundai, com 5.131 unidades negociadas. O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina.
Ano novo
Começa a contagem regressiva para o fim de 2017. Faltam apenas cinco dias para encerrarmos do ano e nos próximos 365 dias, as atenções estarão voltadas para dois eventos que devem mexer com o emocional dos brasileiros: Copa do Mundo e eleições para presidente, governadores, deputados e senadores.
Abono
Termina nesta quinta-feira (28) o prazo para que os trabalhadores com direito ao Abono Salarial ano-base 2015 saquem o benefício. Cerca de 5,80% de inscritos no PIS e no Pasep, 1,4 milhão de pessoas, não haviam sacado o dinheiro até o fim de novembro. O Abono Salarial é pago para inscritos no PIS/Pasep há cinco anos ou mais e que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Pesquisas
Os institutos que quiserem ratificar ou retificar as pesquisas divulgadas nesse fim de semana têm só esta semana para tomar a providência, pois, a partir de janeiro, todas as pesquisas terão que estar registradas na Justiça Eleitoral.
Comentários