Energia

Assentados da área localizada na Estrada do Arroz, conhecido como Assentamento Viva Deus, estão reivindicando à gerência da Cemar a implantação da rede de energia para a comunidade, hoje em torno de 100 famílias. O assentamento, cujo processo encontra-se parado no Incra já com todos os pareceres concluídos, deverá sofrer reuniões solicitando que seja o quanto antes definido para que as famílias possam entrar em seus lotes e começar a produção de arroz, macaxeira e outros alimentos. Um documento deverá ser entregue ao Ministério Público para que seja recomendada à Cemar a implantação do projeto de eletrificação na comunidade.

De olho no bônus!

Para buscar alternativas de minimizar o valor da conta, o consumidor pode ter uma excelente alternativa: o Ecocemar, que  recebe garrafas pet, ferro, chumbo, bateria de carro, entre outros resíduos. Vale destacar que cada material é pesado e gerado um bônus que é descontado diretamente na conta do consumidor. Excelente dica!

Vendas

O Maranhão liderou as vendas a crédito de motocicletas no Nordeste, com 10.543 unidades financiadas no terceiro trimestre do ano, e no ranking nacional o estado ocupa a terceira posição, atrás de São Paulo e Minas Gerais. No total, entre automóveis leves, motos e pesados, foram financiados no Maranhão 24.027 veículos, entre novos e usados, no terceiro trimestre do ano, avanço de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fraudes

O levantamento é da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Trânsito

Chegou a São Luís desde quarta-feira (25), o Projeto Itinerante Galera do DNIT, que realizou, quinta e sexta-feira, ações de educação para o trânsito voltadas para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas localizadas próximas a rodovias federais. O Projeto já passou por Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Araguaína (TO), Maracanaú (CE), Caucaia (CE), Parnamirim (RN), João Pessoa (PB), Alagoas (AL), Feira de Santana (BA) e Teresina (PI) com mais de 5 mil atendimentos. Bom e Imperatriz, que fica na mesma rota na BR e que foi desviada depois de Araguaína para São Luís?

Royalties

A comissão mista que analisou a Medida Provisória 789/17, dos royalties da mineração, aprovou nessa quarta-feira (25) o relatório que define novos critérios para a distribuição de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. A (CFEM) é cobrada das empresas mineradoras como forma de indenizar os estados por danos causados pelas atipicidades de extração mineral. Hildo Rocha, que é membro titular da comissão, conseguiu incluir no texto proposta que beneficia vinte e três municípios maranhenses que são impactados por atividades mineradoras.

Ferrovia

“O Maranhão, que é cortado pela ferrovia por onde passa toda a produção de minério extraída em Carajás, no Estado do Pará, não recebe um centavo. Com a aprovação da nossa proposta, vinte e três municípios maranhenses passarão a ter participação na divisão de aproximadamente R$ 2 bilhões oriundos de royalties pagos pelas empresas que exploram atividades de mineração”, ressaltou Hildo Rocha.

Percentuais

O texto aprovado estabelece os seguintes percentuais na participação dos royalties da mineração que passam a ser distribuídos da seguinte forma: 60% para os municípios produtores; 20% para os estados produtores; e 10% para divisão entre órgãos de mineração e meio ambiente do Poder Executivo. Municípios não-produtores, mas impactados, 10%.

Congresso

O PSB, que parece finalmente ter fumado o cachimbo da paz entre seus membros em Imperatriz, realiza neste sábado seu congresso, reunindo filiados e simpatizantes para debater ações que visam o fortalecimento da sigla não só em Imperatriz, mas em toda a região. O local será o plenário da Câmara de Vereadores, das 9 horas e às 16 horas, encerrando com atos de filiações.