Fez a sua parte

A Câmara de Vereadores fez a sua parte – como, aliás, vem fazendo – em debater assuntos de interesses da comunidade. Ontem, por exemplo, realizou audiência pública para discutir com a companhia de energia as várias denúncias de cobranças consideradas abusivas nas contas de consumo de energia residenciais. Foram mais de duas horas de debates, com perguntas e respostas de representantes da Cemar. Consumidores anunciam que irão procurar a justiça. Se a audiência terá resultados positivos ou não, a Câmara fez, sim, a sua parte.

Iluminação

Para se ter uma ideia, moradores da Ilha de Serra Quebrada, a 18km de Imperatriz, no município de Governador Edison Lobão, estão denunciando que, apesar da rede ser do programa Luiz Para Todos, o que deveria ser uma tarifa menor, foram surpreendidos com valores entre 200 e 600 reais. Também denunciaram que na conta está sendo cobrada a taxa de iluminação pública. Ora, não há em toda a extensão da rede, que é só um cabo, nenhuma lâmpada instalada nos postes que ficam 100 metros de distância de um para outro. Está errado e já tem gente afirmando que vai mesmo recorrer à justiça.

Roseana

A ex-candidata a prefeita do município de Governador Edison Lobão, Telma Plácido, viúva do ex-prefeito Washington Plácido, retornou ao PMDB, que havia deixado para disputar as eleições passadas pelo PSDB. Ela foi eleita, na convenção peemedebista, presidente do diretório e estará no palanque da amiga Roseana Sarney, caso ela decida ser candidata a governadora no ano que vem.

Baixar

O deputado estadual Wellington do Curso garantiu que não vai baixar a cabeça nem deixar de criticar, duramente, o governo só porque o seu partido, o PP, passou a fazer parte da aliança comandada pelo Palácio dos Leões. E não pretende sair da legenda.

Suplência

Com o retorno de Julião Amim à Câmara Federal, Deoclides Macedo volta para a suplência. Julião foi exonerado pelo governador com o argumento de que ele votará a favor das investigações contra Temer e também para assinar suas emendas. Quanto a Temer, Deoclides não votaria a favor?

Boatos

A Secretaria de Saúde voltou a emitir nota sobre os boatos de provável surto de meningite que vem sendo divulgado nas redes sociais, e esclarece a população sobre a doença. A criança que deu entrada no hospital municipal infantil passa bem e não contraiu a doença, como vem sendo divulgado, alertou. Uma série de exames foi realizada e apenas uma virose banal foi diagnosticada, portanto descartando qualquer perigo. “A criança passa bem”, explica a nota.

A propósito

Áudios e frases mal intencionadas vêm sendo divulgados desde ontem de forma irresponsável sobre casos recentes de meningite, sem levar em consideração, no entanto, as bases técnicas, científicas e o controle do próprio Ministério da Saúde sobre a doença. Mas existem formas de combater em caso de prevenção ou detectar a doença logo no início, como informam os dados do Ministério da Saúde.

Irresponsabilidade

Só para se ter uma ideia do tamanho da irresponsabilidade social ao divulgar que somente em Imperatriz haveria 2 mil casos comprovados, no ano de 2014 foram registrados 17.347 casos da doença em todo o Brasil, número que caiu para 12.636 no ano passado. Em 2017, de janeiro a 20 de maio, foram 4.411 ocorrências, com 312 óbitos; em igual período de 2016, foram 4.536 casos e 469 óbitos.

Federal

O prefeito Assis Ramos informou que enviará o caso sobre os boatos para a Polícia Federal para saber quem estaria por trás desta onda e que visa somente provocar pânico na população. O secretário Alair Firmiano assinou nova nota contestando o caso da criança e que não há surto.