Mérito

É claro que a UFMA é uma universidade federal e que, portanto, qualquer projeto para incluir programas deve partir de um deputado federal. Contudo, há de se ressaltar que independente de ser federal ou não, foi graças ao trabalho feito pelo deputado estadual Marco Aurélio que foi criada uma frente parlamentar e ainda foram realizadas várias ações objetivando e até forçando o clero da UFMA a  iniciar movimentação que levou a aprovação da inclusão da bonificação para o ingresso de estudantes maranhenses aos seus cursos. Portanto, teve sim, e muito mérito, do parlamentar de Imperatriz para essa conquista de muita importância para pais e estudantes que sonham em conquistar uma vaga no ensino superior.

Livros

Mesmo não tendo procuração para defendê-lo ou mesmo ser seu assessor, tenho que admitir que além da bonificação, outro projeto colocado em prática por Marco Aurélio foi a questão do vale-livros, que possibilita aos estudantes adquirir livros no Salimp. Este ano, serão mais de 300 mil reais à disposição, o que fomentará inclusive os negócios da Feira do Livro.

Audiência

Nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Imperatriz promovera audiência tendo como tema o aumento das contas de energia da Cemar, hoje um dos principais assuntos da cidade, tendo em vista o número de reclamações dos consumidores quanto aos exageros nas contas. O encontro está marcado para as 9 horas. Compareça e discuta o assunto com diretores da empresa que estarão presentes, além dos vereadores. Mais uma boa sugestão do parlamento municipal dirigido por José Carlos Soares.

Respeito

Inacreditável como as pessoas estão perdendo o senso human. Uma pessoa ao ser informado que a vereadora Irmã Telma estaria no leito de uma UTI simplesmente ironizou e criticando que ela barrou a CPI da Caema. Ora, Irmã Telma merece respeito, as posições tomadas por ela no exercício do seu mandato não devem ser cobradas no momento em que se encontra num leito de UTI. Isso é no minimo covardia de quem não tem respeito pelo ser humano.

Energia

O Coletivo Nacional de Eletricitários (CNE) vem fazendo um alto investimento para veiculação da campanha Privatizou Aumento em emissoras de rádio de todo o país pela qual afirma que o custo da energia elétrica vai aumentar e o seu fornecimento ficará precário com as privatizações da Eletrobras e Eletronorte. É o mesmo discurso da época em que foi anunciada privatização do setor de telecomunicações, ou seja, telefone ia aumentar, mas o resultado foi outro, ou seja, o telefone foi democratizado.

Semiárido

O projeto do deputado Hildo Rocha (PMDB), que inclui municípios do Baixo Parnaíba maranhense no semiárido nordestino, seria apreciado nesta quarta-feira (17) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, onde recebeu parecer favorável do senador João Alberto. São eles: Água Doce, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, Santana, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Verão

Com a adoção do Horário de Verão domingo (15), mesmo estando o Maranhão fora dos estados onde os relógios terão de ser adiantados em uma hora, é preciso estar atento a algumas mudanças que afetam também as regiões onde o novo horário não se aplica: os bancos passarão a abrir às 10h e fecham às 15h, os voos passam a ser operados no horário de Brasília, portanto uma hora a menos para partidas e decolagens e a programação das TVs também são num horário mais cedo.

Memorial Padre Josimo

O memorial começou a tomar corpo na noite desta terça-feira, 18, durante reunião realizada na residência episcopal com a presença de representes do Centro de Estudos Bíblicos - Cebi, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo, Centro de Defesa da Vida de Açailândia, de pessoas que tiveram um convívio muito próximo com padre Josimo, e com a participação do bispo de Imperatriz Dom Vilsom Basso.

Desejo

O memorial era um desejo antigo do Cebi e de instituições que a cada ano celebram a memória do padre da Diocese de Tocantinópolis, assassinado em Imperatriz no dia 10 de maio de 1986 por defender trabalhadores rurais sem terra.