Rodovias
Com a organização e realização da Agência de Mobilidade Urbana do Maranhão, será promovido nos dias 21 a 24 de novembro o 20º Enacor- Encontro Nacional de Conservação de Rodovias, 2º Forum Rodoviário de Trânsito e de Mobilidade, 1º Forum de Logística Multimodal e o 1º Expoenacor. O encontro acontecerá no Centro de Convenções do Sebrae, em São Luís. As inscrições para o evento já estão disponíveis no site www.enacor.com.br. Participe.
Bonificação
Após quase três anos em busca da aprovação da política afirmativa da bonificação nas notas do Enem para alunos oriundos de escolas do Maranhão, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) declarou na sessão desta terça-feira (26), da tribuna da Assembleia Legislativa, que os passos são seguros e já é prioridade da UFMA a votação da referida matéria.
Audiências
Foram inúmeras audiências entre o deputado Professor Marco Aurélio e a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, onde o parlamentar reforçava junto à UFMA a necessidade da implantação da bonificação regional, a exemplo de várias universidades do país que já aderiram ao sistema. Por iniciativa do deputado Marco Aurélio, também foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que realizou a grandiosa audiência pública em Imperatriz, onde estudantes, professores, pais e autoridades reforçaram o apoio à causa.
Reforço
A ideia é que os alunos das escolas do Maranhão tenham as chances de ingresso reforçadas com a bonificação de 20% nas notas do Enem. A ação se faz necessária dado ao grande número de aprovados de outros estados, sobretudo o curso de medicina. Em Imperatriz, menos de 20% dos alunos de medicina da UFMA são da cidade e os alunos que vêm dos outros estados, em grande número, transferem o curso antes do término, deixando vagas ociosas.
Evasão
Para se ter uma ideia, em Imperatriz, somente no primeiro semestre de medicina, o índice de evasão ultrapassa os 25%. “Nosso objetivo é pôr fim a uma grande injustiça que vem sendo cometida com os alunos do Maranhão, desde que a UFMA aderiu ao sistema unificado - SISU, no ano de 2009. Além do prejuízo para a instituição, temos o prejuízo para a nossa população, que acaba não podendo contar com essa mão de obra especializada que serviria para atender nossos municípios”, destacou o parlamentar.
Maus tratos
Combater os maus-tratos contra idosos, garantir a proteção ao idoso e primar pela qualidade de vida da “melhor idade”. Com esses objetivos é que o deputado Wellington do Curso (PP) destacou alguns de seus projetos, ao fazer alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado ontem (27). A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
PL
Entre os projetos já apresentados pelo deputado Wellington na Assembleia Legislativa, estão PL 51/2017, que cria o Programa de Fisioterapia para Idoso (fisioterapia geriátrica) e, ainda, o PL 32/2017, que previne acidentes domésticos com idosos.
Respeitar
“Cuidar dos nossos idosos é respeitar e proteger quem tanto fez e faz por cada um de nós. Por compreendermos isso, na Assembleia Legislativa, apresentamos inúmeros projetos em defesa dos nossos idosos. Entre os vários projetos, já apresentamos a possibilidade do programa de fisioterapia, a prevenção de acidentes domésticos, programa de saúde auditiva, entre outros. É preciso cuidar não penas hoje, mas durante todo o ano”, disse o deputado Wellington
Comentários