Apoio

Uma dica: nem sempre participar de um evento significa apoio político ou pessoal. O alerta é para aqueles que estão informando que político tal está apoiando fulano, pois esteve em um evento no qual foi hipotecado apoio ao projeto do fulano. Um exemplo: Ildon Marques teria revelado apoio ao deputado Weverton Rocha ao projeto de se eleger senador. Como não ouvi e não li nenhuma declaração pública sobre este apoio dada pelo ex-prefeito, irei aguardar para confirmar estas notícias.

Balsas

"Em Balsas, sendo recebido pelo amigo, o ex-vereador Gomes da Popular na companhia dos vereadores Alan da Marisol (Balsas) e Marquinhos Cirilo (Carolina). Conversamos sobre as demandas do Sul do Maranhão e articulamos algumas ações em benefício de Balsas. A união de esforços resulta em conquistas". Declaração do deputado Léo Cunha, que continua trabalhando nos municípios regionais. 

Parlamento

No final de semana diretores e professores, alem dos familiares embarcaram a Jovem Parlamentar Gabriela Luzia do CE Fortunato Moreira Neto para Brasília, vencedora do PJB Programa do Parlamento Jovem Brasileiro. Uma grande conquista para a URE de Imperatriz. Parabéns à aluna, à escola e à professora Dorinalva. Dentre 244 Projetos de Lei avaliados, ficamos entre os 3 vencedores.

19 anos

Dia 23 de setembro, completou 19 anos de morte do ex-prefeito de Imperatriz e então deputado federal, Davi Alves Silva.

Homicídio

Em 23 de setembro de 1998 ocorreu um homicídio seguido de um aparente suicídio. Poderia ser mais um registro policial se a vítima não fosse um deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Imperatriz.

Cunhado

Davi Alves Silva foi morto por Abraão Ribeiro da Silva. Além dos sobrenomes coincidentes, a relação de parentesco: Abraão era cunhadoa de Davi, isto é, uma das duas irmãs de Davi (que tinha outros dois irmãos) fora mulher de Abraão. Davi era um político diferente e fatalmente seria ou disputaria o governo do estado.

Aplicativo

Pode ganhar caráter de urgência o texto que regulamenta serviços de transporte remunerado individual por meio de aplicativos como Uber, 99 e Cabify e ser votado nesta terça-feira no Senado. O Projeto de Lei Complementar (PLC 28/2017) foi aprovado em abril na Câmara dos Deputados e traz uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar, dentre elas, a autorização prévia das prefeituras. Vale lembrar que em São Luís uma lei que proibia o Uber foi derrubada pela Justiça.

Agosto

 O desempenho de agosto na geração de empregos formais no Maranhão (1.734) é o quinto melhor para este mês na série histórica iniciada em 2003 (1.249). Também tiveram números menores agosto de 2002 (1.194), 2012 (1.434) e 2015 (947). O melhor desempenho foi o do ano de 2008, quando o estado chegou a registrar um saldo de 4.815 empregos preservados. O agosto do ano passado preservou 2.246 postos de trabalhos, ou seja, cerca de 500 a mais que este ano e em 2014 foram 3.918.

Internet

A maior parte (40,6%) dos entrevistados afirma que não compartilha notícias na internet. Entre os que compartilham, 33,1% dizem evitar a divulgação de notícias que não são verdadeiras e 16,8% dizem que nem sempre se preocupam com a veracidade da informação compartilhada; 5,9% afirmam que, se for do seu interesse, compartilham a informação sem checar.

Reforma

Dos entrevistados, 54,0% dizem não saber que há uma reforma política tramitando no Congresso Nacional. Com relação ao modelo eleitoral, 74,0% afirmam preferir que os candidatos sejam eleitos pelos votos obtidos diretamente; 3,7% acham que os candidatos devem ser eleitos pela soma dos votos do partido e 15,4% por uma combinação das duas formas.