Domicílio eleitoral
Não será surpresa para a coluna a mudança de domicílio eleitoral do empresário e ex-prefeito Franciscano, de Brejão para Imperatriz, e isso antes de outubro. Vai mudar o domicílio, mas permanecerá no mesmo partido, o PMDB. Deverá, inclusive, assinar nova ficha no diretório local, em ato a acontecer no diretório estadual, em São Luís. O empresário e produtor rural não deixou transparecer que vai disputar nenhum mandato no ano que vem, mas como soldado do partido, avisa que estará à disposição.
Minha Casa...
Minha Vida. O debate de ontem na Câmara sobre como são feitas as escolhas dos moradores e a forma como são entregues as casas não pode ser considerado em vão. É bem verdade que alguns dos vereadores não entenderam absolutamente nada sobre o tema e como é feito o cadastro, o que deveriam antes tomar conhecimento para então debaterem. A Caixa e a Sedes usam um critério rigoroso na escolha dos beneficiados, contudo alguns estão dentro do programa. Por isso mesmo, estranham o porquê de estarem usando as casas.
Longe
Se depender do ex-prefeito Madeira, o PSDB vai passar é longe do PCdoB nas eleições do ano que vem. Em entrevista dada à imprensa em São Luís, Madeira anunciou ou confirmou que o senador Roberto Rocha será candidato a governador pelo PSDB e que há uma resolução dos tucanos proibindo aliança com os comunistas. E não será surpresa se ele não assumir o comando da sigla no estado ainda no fechar do ano.
Sete de setembro
Alegando falta de recursos, dois municípios da região informaram que o desfile do dia 7 de setembro foi cancelado. O primeiro a anunciar que não promoveria o desfile cívico foi Governador Edison Lobão e esta semana quem seguiu o mesmo caminho foi Açailândia, que tem uma receita própria enorme e, mesmo assim, decidiu por cancelar o desfile.
Atividades
Menos mal que em Açailândia a Secretaria de Educação anunciou que na Semana da Pátria haverá intensas atividades relacionadas à data para marcar o período. Já em Edison Lobão, não houve sequer nota de esclarecimento e o que será feito durante a semana.
Sede
O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Renato Ribeiro, informa que foi dado início, na segunda-feira, à primeira etapa da construção da nova sede da entidade. E espera entregar concluída até o final deste ano. O comunicado foi para o conhecimento geral, em especial dos associados.
Relatório
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei Nº 222/2017, que obriga o Governo do Estado do Maranhão a publicar relatório referente às viagens oficiais realizadas pelas autoridades de primeiro escalão do Poder Executivo.
Transparência
“A transparência na utilização dos recursos públicos deve ser princípio norteador da ação dos governos. Assim, é de fundamental importância que o governo amplie os mecanismos de transparência, conferindo ao cidadão a possibilidade de acompanhar e fiscalizar suas ações de maneira simples e direta. A criação do Relatório de Viagem Oficial permitirá à população não apenas acompanhar os gastos do Governo com viagens oficiais, mas também verificar se tais gastos trouxeram impactos positivos para o Estado”, disse Wellington.
Informações
De acordo com o projeto, o relatório deverá conter, pelo menos, as seguintes informações: nome das autoridades e demais membros da delegação; cargo ocupado pelos agentes públicos que participarem da delegação; destino da viagem; período, objetivo e despesas da realização da viagem.
Comentários