Aluguéis

Está mais do que certo o prefeito Assis Ramos em começar a planejar a compra do prédio onde funcionam os hospitais Socorrão e Socorrinho. Mesmo não sendo o ideal, por se encontrar em uma área movimentada e sem estacionamento, a iniciativa deve continuar e todos os esforços devem ser feitos para que a cidade passe a contar com um prédio próprio para seu hospital de emergência e urgência. Quando a pessoa paga um aluguel, é um dinheiro que é dado sem volta. Nesse período de seis meses, já foram gastos mais de 30 milhões com o hospital e se fizer uma economia nos gastos, dará para comprar. Isso se os seis sócios do prédio concordarem em se dispor do imóvel. Mas já é um bom começo.

Domicílio

O advogado e sócio da Unisulma, Dimas Salustiano, reuniu ontem jornalistas e blogueiros para uma mesa redonda em que se discutiu a política estadual e nacional e como será o comportamento nas eleições do ano que vem. No encontro em um restaurante local, anunciou que transferiu seu domicílio eleitoral para Imperatriz e, com ar de mistério, não disse se estará no pleito de 2018, afinal espera primeiro ver três fatos: como será regida a eleição, partido e se o seu amigo Lula vai disputar as eleições.

Condenação

É bom que alertem-se aqueles que acreditam que Luiz Inácio Lula da Silva não será candidato por conta de possível condenação. É quase certo que Lula não terá problemas jurídicos que impeçam sua provável candidatura, pois, se considerarmos a lentidão da justiça e a saída do foco, Lula, mesmo condenado, terá vários recursos. Pelo tempo que falta para o registro, dificilmente serão transitados e julgados, que é a exigência para o impedimento. Portanto, o barbudo deve, sim, ser candidato à presidência novamente.

Despesas

O Projeto de Lei 198/2017, de autoria do deputado Wellington do Curso (PP), torna obrigatória a divulgação das despesas com locação (aluguel) de imóveis particulares, tendo por objetivo fazer com que a população possa controlar e fiscalizar os gastos públicos. A proposta tramita na Assembleia Legislativa desde o dia 4 de agosto e, caso já tivesse sido aprovada, certamente impediria que o Governo do Estado executasse a farra dos aluguéis camaradas, que foi denunciada nacionalmente na manhã dessa quarta-feira (16).

Particular

Ao todo, o Governo do Estado gastou mais de R$ 1.000.000,00 em 1 ano com aluguel de um prédio particular, além de R$ 903.000,00 com a reforma de um espaço que nem é público e sequer foi utilizado pela população.

Públicos

"Apresentamos esse projeto de lei no dia 4 de agosto por saber da necessidade de se controlar os gastos públicos. O Governo não pode sair por aí alugando espaço particular como se o dinheiro fosse dele. Os recursos são públicos e devem ser controlados. Foi pensando nisso que apresentamos o Projeto de Lei 198/2017", disse Wellington.

Call

A bancada do Maranhão no Congresso Nacional garantiu a inclusão de municípios maranhenses na licitação realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para contratação de empresa que deverá prestar o serviço de call center (central telefônica). Segundo explicou o deputado federal e coordenador da bancada, Rubens Júnior (PCdoB), o edital divulgado não incluía nenhuma cidade do estado. "O novo certame contemplará São Luís e Imperatriz. Esta foi mais uma articulação da bancada, que marchou junta para garantir mais oportunidades para o Maranhão", anunciou o parlamentar.

Center

Um encontro com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, com os deputados federais Rubens Junior, José Reinaldo (PSB) e Pedro Fernandes (PTB) aconteceu nessa quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para que os parlamentares maranhenses apontassem as mudanças necessárias no edital de licitação lançado pelo Instituto.

Agendamentos

Ainda de acordo com Gadelha, a central telefônica permite que todo o cidadão brasileiro possa fazer agendamentos junto ao INSS, seja de marcação de perícias, ou confirmar os dados cadastrais, por exemplo. "Com a nova licitação, a empresa vencedora, que poderá ser de São Luís, deverá oferecer 1,3 mil postos de atendimento, ainda no final de 2017", finalizou o presidente.