Hidrelétricas

Nos últimos dias, tem-se falado muito no problema do baixo nível das águas do rio Tocantins e que isso seria provocado pelas hidrelétricas construídas ao longo do seu percurso. Todos falam somente nas hidrelétricas de Serra da Mesa, Lajeado e Estreito, mas o rio Tocantins possui cinco hidrelétricas, que precisam sempre estar com seus níveis de água dentro de um patamar que possibilite abastecer suas turbinas e gerar energia. As hidrelétricas no rio Tocantins são Serra da Mesa, que possui o maior lago em Minaçu-GO; Cana Brava, também em Minaçu; São Salvador, em Paranã-TO; Luís Eduardo Magalhães, ou Lajeado, situado entre as cidades de Miracema e Lajeado, e Estreito, entre as cidades de Aguiarnópolis e Estreito. Haja afluentes e chuvas para abastecer esses lagos e ainda tem para baixo a de Tucuruí, que está deixando as outras soltarem água, pois não pode ficar com seu lago abaixo do nível.

Serra Quebrada

A Usina Hidrelétrica Serra Quebrada, prevista pelo Plano Decenal de Expansão de Energia - PDE (2007/2016) para entrar em operação na divisa do Tocantins com o Maranhão em 2013, é quase uma ofensa para o povo indígena Apinajé. Graças a eles, o projeto ainda não saiu do papel.

Contra

Há mais de dez anos, desde quando iniciou o planejamento da barragem, os índios que habitam a região tocantinense conhecida como “Bico do Papagaio” se opõem à liberação do projeto do consórcio Eletronorte/Camargo Corrêa, que recebeu, em fevereiro deste ano, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Termo de Referência (TR) para elaboração do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental).

Preocupação

Mas nenhum desses empreendimentos gerou tanta preocupação nos Apinajés como a UHE Serra Quebrada, que “comerá” cerca de 14% da TI, exatamente nas margens do rio Tocantins, onde existem babaçuais e de onde os índios retiram a maior parte do sustento das 1.700 pessoas que vivem hoje nas 24 aldeias.

Municípios

O aproveitamento hidrelétrico de Serra Quebrada está projetado para ser implantado no rio Tocantins, entre os municípios de Governador Edison Lobão (MA) e Itaguatins (TO). Dados do Ibama mostram que será formado um reservatório de aproximadamente 386 km², inundando terras dos municípios de Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Montes Altos, Campestre do Maranhão, Porto Franco e Estreito, no estado do Maranhão, e Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis e Aguiarnópolis, no estado do Tocantins. A previsão é que cerca de 14 mil pessoas sejam deslocadas, mas o número pode ser ainda maior.

Glamour

A colunista social Maria Leônia está a mil com os preparativos para a realização da sua festejada e tradicional Noite do Pacu de Ouro, quando serão homenageadas personalidades de Imperatriz e do Maranhão que tenham contribuído com o desenvolvimento do estado e da cidade. O evento está marcado para esta sexta-feira, no Colonial Eventos, que mais uma vez receberá o creme do creme da sociedade e do mundo colunável e empresarial da região.

Shopping

Mensagem enviada pelo vereador Chiquim da Diferro à coluna: “Amigos e amigas, a praça do Camelódromo está passando por uma revitalização da prefeitura municipal. Aproveitei a oportunidade para reforçar a minha indicação ao secretário Clayton Noleto, solicitando construir o SHOPPING POPULAR no local”. É uma boa sugestão, no entanto parece que o custo é elevado e não há recurso neste momento, mas há de se pensar nesta saída, e urgente”.

Decisão

Em viagem de férias, o empresário Ribinha Cunha deverá tomar uma posição sobre o projeto de ser candidato ao Senado somente quando retornar à cidade. Vai reunir a família e os principais colaboradores políticos para então decidir se encara o desafio de ser candidato a dar oportunidade para o eleitor da região votar em um candidato a senador da região.