Nada a ver

Tenho visto e lido comentários criticando a Suzano Papéis como responsável pela seca do rio Tocantins. Embora não tenha procuração ou mesmo conheça seus diretores, não concordo com essa afirmativa e entendo que a empresa não tenha nada a ver com esta situação de penúria dos rios e dos nossos afluentes. Até porque a empresa fica abaixo de Imperatriz e se tivesse consequências seria para Marabá. Não há porque se criticar a empresa por esse motivo, deve-se procurar outros, como devastação do meio ambiente, fim das plantações de arroz e outros. O problema é um só: a falta de chuvas na cabeceira do rio, no Brasil central, onde fica situada a nascente do rio.

Reforma

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Açailândia, Ceará, é daquelas pessoas que exercem cargo político, mas não atuam como um político - sério, correto e determinado, além de progressista. Agora mesmo, está fazendo uma grande reforma no prédio do parlamento municipal açailandense, que há muito precisava. Está alterando tudo visando proporcionar mais comodidade e conforto para quem trabalha e para quem visita a casa legislativa.

Reconhecimento

E mais: percebe-se que ele desfruta do respeito e da amizade de todos os seus colegas vereadores pela forma como eles falam do seu trabalho. Ceará - que não o conhecia, apesar de ir sempre a Açailândia - é brincalhão, mas de atitudes sérias quando é para falar sobre a cidade e a Câmara que preside.

Urbanização

Percebendo a forma como a Praça de Fátima se encontra, a irmã Ana Maria decidiu encampar uma campanha visando revitalizar a praça que fica em frente à Catedral de Fátima. Está fazendo um mutirão para limpeza, troca de lâmpadas, lixeiras e outros itens. Já conta com o apoio do Café Viana, Maquisul e espera contar com o apoio da prefeitura. Ontem, ela esteve com o secretário Marlon Moura pedindo apoio para a troca das luminárias da praça.

A nova lei do ISS

As mudanças na legislação do ISS foram efetivadas por meio da Lei Complementar 157/2016, que reformula as normas de arrecadação e distribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS). Os parlamentares Hildo Rocha (PMDB/MA) e Soraya Santos (PMDB/RJ) conseguiram incluir no novo regulamento proposta que assegura aos municípios o direito de arrecadar o ISS (Imposto Sobre Serviços) de operações com cartões de crédito/débito. Estudos da CNM indicam que a arrecadação desses tributos ultrapassa R$ 6 bilhões.

Reforço

O parlamentar disse que a aprovação representa um reforço de caixa substancial para os governos municipais. “Os municípios maranhenses, por exemplo, não recebiam um centavo, tudo ia para São Paulo. Agora os recursos arrecadados serão distribuídos entre todos os municípios brasileiros. Assim, todas as 217 prefeituras municipais do nosso estado terão mais recursos para investir na pavimentação de ruas; melhorias das estradas vicinais; melhorar a educação; a merenda escolar; o transporte dos estudantes; postos de saúde… Enfim, os gestores terão à sua disposição mais recursos, mais folga de caixa”, explicou Hildo Rocha.

Invasão

Podem até achar ruim ou criticar, mas não concordo com a indústria da invasão da propriedade alheia como forma de garantir moradia. Dono é quem trabalhou para comprar sua terra e depois, incentivadas por políticos, vêm pessoas invadirem e tomarem de conta. E quem assumirá os prejuízos do proprietário? Parece que estamos retornando aos tempos da indústria das invasões, que por muitos anos imperou na cidade. E não culpem a prefeitura por elas ou por ordem de reintegração.

Certo

A Secretaria de Infraestrutura do Estado tem feito corretamente a política de pavimentação asfáltica em Imperatriz. Quando decide asfaltar um bairro, o faz por inteiro e não apenas uma rua, como ocorria anteriormente. Agora mesmo está terminando a pavimentação no Jardim São Luís e praticamente em todas as ruas, assim como o meio-fio.