Alianças

Respeitando o potencial eleitoral de Imperatriz, o senador Roberto Rocha fez um périplo pela cidade e região na semana que passou e continua, mais do que nunca, vivo no projeto de ser uma das alternativas para o governo do estado. É claro que ainda é muito cedo para uma avaliação mais ampla sobre a viabilidade do projeto e a união entre os líderes políticos locais para fortalecer esta pré-candidatura. Um dos passos é conseguir a adesão nacional do PSDB ao projeto de lançar um candidato a governador, coisa que o presidente estadual da sigla, vice-governador Carlos Brandão, não quer nem ouvir falar, pois pretende continuar apoiando a reeleição de Flávio Dino. Conseguindo o apoio nacional, Roberto Rocha sai do PSB e vai para o PSDB, que por sua vez tentará formar uma chapa com candidatos ao Senado e nisso pode até beneficiar o ex-prefeito Madeira, seja como candidato a deputado ou a senador.

Também

Crescem as especulações em torno do empresário Ribinha Cunha como um dos nomes para ser candidato ao Senado com o apoio do PSDB. Só não se sabe se, neste caso, Ribinha deixaria o comando do PSC, que apoia seu projeto para se filiar ao PSDB, onde já foi namorado e já esteve filiado. Assim sendo, muita água para passar por baixo da ponte Dom Affonso Gregory.

Refis

O deputado federal Hildo Rocha tem atuado com perseverança na defesa da Medida Provisória 778/2016 dispositivo que trata sobre o parcelamento de débitos junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF) e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, vencidos até 30 de abril de 2017. Além do reconhecido esforço para aprovar a medida, Rocha exerce também o posto de relator da MP.

Prorrogar

A aprovação, por unanimidade, do relatório apresentado pelo senador Raimundo Lira (PMDB/PB) foi comemorada por Hildo Rocha. “Além de prorrogar a data de adesão aos parcelamentos, nós conseguimos aumentar o percentual de descontos das dívidas por meio da redução dos juros e das multas”, destacou o parlamentar.

Vitória do municipalismo

O deputado disse que a aprovação do relatório é uma conquista muito grande para os municípios. “Como defensor do fortalecimento dos municípios brasileiros, estou feliz com o resultado porque os recursos economizados serão aplicados na melhoria da educação, na melhoria e ampliação do atendimento no setor da saúde e na infraestrutura dos municípios brasileiros”, argumentou Hildo Rocha.

Salário

Empresários do ramo de gastronomia e hospedagem (bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis etc.) não escondem sua apreensão, e até os trabalhadores do setor estão preocupados com o projeto que tramita na Câmara Federal para reconhecimento da profissão de garçom, pois o item que mais preocupa é aquele que estabelece como piso mínimo para a categoria R$ 2,8 mil, o que deve provocar demissões e menos contratações nas empresas, principalmente as de pequeno porte e mais ainda as instaladas em pequenas cidades, onde o movimento não suporta uma folha salarial tão elevada. Por conta disso, uma pressão sobre os deputados deve ocorrer nos próximos dias, antes de a matéria ser levada a plenário após passar pelas comissões técnicas.

Consumidor

Com essa regulamentação, quem mais será beneficiado é o consumidor, pois certamente as empresas deixarão de improvisar ao contratarem pessoal para esse serviço, já que certamente, a partir de agora, para pagarem salário tão elevado, vão exigir o mínimo de formação desses trabalhadores.

Construção

Embora não seja sua área, mas como representante do presidente Michel Temer na solenidade de entrega do Eco Marajá, quarta-feira (09), em Coroatá, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, transmitiu uma mensagem que anima tanto pretendentes de uma casa própria quanto empresários da construção civil. Segundo ele, não há o menor risco do Minha Casa, Minha Vida paralisar, estando previstas para os próximos meses assinaturas de novos contratos para construções de novos habitacionais no estado.