Pré-candidata

A ex-prefeita Maura Jorge, que se lançou pré-candidata ao governo, corre contra o tempo para conseguir se viabilizar e tem como um dos pontos principais conseguir um nome de Imperatriz que seja da nova geração de políticos para compor sua chapa. E neste pensamento é que surgiu o nome do vereador Ricardo Seidel, que chegou a ser convidado, embora formalmente. No entanto, a vice-governadoria não passa ainda pela cabeça do vereador e dificilmente irá aceitar quando receber o convite pra valer. Mas Maura Jorge não irá desistir e vai continuar insistindo. De todos os pré-candidatos, ela é a primeira e única a anunciar que quer um vice de Imperatriz.

Projeto

Mesmo sem ainda confirmar ou desmentir, não passa pela cabeça do Ricardo Seidel uma campanha para vice-governador, e muito menos agora, quando acaba de conseguir, através do Instituto Seidel, um ônibus-consultório que pretende levar as reuniões do seu gabinete itinerante para ampliar o apoio às famílias carentes. Uma candidatura à sucessão do Assis Ramos não está descartada pelo jovem vereador. É esperar.

Revogação

O deputado estadual Wellington do Curso (PP), presidente da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa do Maranhão, deu entrada, através de uma indicação, na manhã dessa quinta-feira (03), solicitando a revogação do item do edital da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que exige a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como requisito eliminatório no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES/2018) para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar (PM) do Maranhão e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Inscrição

“Nos anos anteriores, em 2015 e 2016, a exigência da CNH era feita no ato de inscrição, o que prejudicava muitos alunos, já que, geralmente, são estudantes de 16, 17 ou até mesmo 18 anos que não possuem o documento. Nós ingressamos, apresentamos ofícios e, nas edições anteriores, o próprio Judiciário reconheceu que a exigência não era razoável. Agora, não se exige mais no ato da inscrição, mas sim na quinta fase, isto é, da avaliação documental. Ou seja: o aluno de 17 anos, embora seja aprovado, caso não possua a CHN, será eliminado”, pontuou Wellington.

Igualdade

O deputado Wellington defende ainda as inscrições de quem possui até 35 anos, sem distinção, e a não exigência literal da altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino, aplicando-se a razoabilidade, a fim de que se garanta a igualdade de fato e de direito, evitando-se as repetitivas judicializações.

Nada

Araguaína demonstra preocupação com o meio ambiente. Anuncia um trabalho de fortalecimento nas nascentes dos rios que cortam a cidade. Por aqui, apesar da propaganda em redes sociais, ainda não houve nada de prático para salvar as nascentes dos nossos riachos, como Bacuri, Cacau, Santa Teresa e Capivara, todos ameaçados de extinção graças à ação humana.

Auditoria

Esta semana a Secretaria de Saúde de Edison Lobão passou por uma Auditoria do Estado. Não foi nada fácil, muita coisa para comprovar, muitos documentos para providenciar e o mais difícil que são de um período de 2009-2016, que resultaram em uma devolução de mais de 2 milhões de reais ao Ministério da Saúde.

Gestores

“Foi uma notícia bem difícil de receber, mas que vamos responsabilizar os gestores do período em questão. E sobre a atual gestão, deram parabéns pelo compromisso, assistência prestada à comunidade e  transparência com os recursos da saúde. Graças a Deus terminou! E vamos à luta que não será nada fácil, por causa dessa devolução tão alta”, disse a secretária Ana Paula.

Água

Funcionários da Caema passaram praticamente a noite toda de quinta-feira trabalhando para concluir a instalação da quarta bomba de sucção de água na captação do rio Tocantins e que irá de forma paliativa o fortalecimento de água para toda a cidade. O próprio diretor Rafael Heringer acompanhou o trabalho e com isso, entre 24 e 48 horas toda a rede funcionará plenamente. É o que garante Rafael Heringer.

Região

Como vem fazendo desde que assumiu o mandato, o deputado federal Hildo Rocha está novamente na região, participando de atos e fiscalizando os andamentos de obras que estão sendo executadas através de recursos oriundos de suas emendas.