Hidrelétrica
Ambientalistas acusam a construção de três hidrelétricas no rio Tocantins como principal responsável pela situação em que se encontra o outrora majestoso imperador tocantins nesta parte de baixo. E olha que a mais próxima de Imperatriz fica a mais de 100km e, mesmo assim, estamos vendo a catástrofe. Agora, imaginem os leitores, caso os índios situados no município de Maurilândia, no Estado do Tocantins, não tivessem se manifestado contra e batido o pé para que não fosse construída a hidrelétrica de Serra Quebrada, como estaria a situação agora? Serra Quebrada fica a 18km de Imperatriz e chegou a ser leiloada, mas foi barrada pelos indígenas, que alegaram prejuízos com a construção em nascentes de onde tiram seus sustentos.
Obras
Outro questionamento: o que a população vai cobrar dos deputados estaduais e federais no ano que vem na campanha de reeleição? Voto dado a assuntos apreciados na Câmara ou obras feitas com recursos obtidos pelos parlamentares? É claro que, se os deputados usarem de forma estratégica como foram aplicados os recursos oriundos de suas emendas, irão satisfazer a sociedade de cada cidade, que quer é ver a melhoria de seus municípios.
Regulamentar
Ao contrário do que consta no texto da pauta, o vereador Fábio Hernandez não quer fechar ou culpar as dragas pela situação do rio. Ele, na verdade, quer regulamentar o funcionamento delas e fazer com que trabalhem de acordo com orientação e a lei. Pelo menos foi o que deixou claro ontem a este repórter.
Dragas
O grande problema é que a maioria das empresas que funcionam na extração de areias não está regularizada nos órgãos competentes. Não será de se estranhar se, numa operação da Sema municipal, todas sejam fechadas até que atendam às exigências.
Deputado
O atual vereador Aurélio do PT confirmou ontem que pretende ser candidato a deputado estadual no ano que vem e deverá fazer dobradinha com o deputado Zé Carlos, também do PT. Os planos petistas são eleger dois deputados do partido entre os 30 candidatos que a legenda pretende disputar as eleições do ano que vem.
Restaurantes
Nessa quarta-feira, estive em audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista. Pautamos uma importante causa que o Governo Flávio Dino está viabilizando para Imperatriz, que é a instalação de um Restaurante Popular da rede estadual, reforçando assim a segurança alimentar de nossa população.
Ampliada
Já são 14 restaurantes desta rede e esta ação será ampliada. Há dias, estamos dialogando com o governador, o secretário Clayton Noleto, Neto Evangelista e outros membros do governo, avançando nas tratativas. Estou certo que será mais uma ação de inclusão social em nossa região.
Desaparecida
“Os pais da Lorena procuraram o gabinete e desabafaram quanto à omissão do Estado. Uma menina de 16 anos sumiu e, após 03 meses, a família ainda não recebeu nenhuma resposta do Estado. Infelizmente, essa realidade se repete em outros casos. Não podemos ficar omissos diante do sofrimento de uma família que padece, mais ainda, com a omissão por parte do Estado. Encaminhamos as indicações e esperamos que algo seja feito. Assim, teremos mais chance de encontrar quem tanto faz falta para seus familiares e amigos”, afirmou Wellington.
Providências
Wellington encaminhou ainda indicação à Secretaria de Segurança Pública, à Comissão de Direitos Humanos da OAB, Defensoria Pública e Promotoria da Infância e Juventude para que adotem as devidas providências e prestem auxílio aos familiares que estão desesperados.
Aumento
Os emplacamentos de automóveis no Maranhão tiveram aumento de 0,13% em julho na comparação com junho, segundo números divulgados nessa quarta-feira (02) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com a estatística, foram 2.287 unidades mês passado contra 2.284 do anterior, porém o aumento mais expressivo foi de veículos pesados (ônibus e caminhões), cuja variação foi de 70,97%, ou seja, 159 em julho contra 93 em junho.
Queda
A soma geral no estado só não fechou positiva porque houve queda de 3,28% nas vendas de motos (3.981 em julho contra 4.116 em junho), mas esta soma na capital registrou aumento: 1.882 em julho contra 1.765 em junho, ou seja, 6,63% a mais.
Comentários