Nem dele

O ex-prefeito Sebastião Madeira, em contato com o colunista, ontem, informou que, acerca da nota da coluna a qual informava que se fosse para compor a chapa de vice-governador de Flávio Dino ele aceitaria, respondeu que não aceitaria se fosse convidado. Nada contra o Flávio, mas pretende representar a cidade em Brasília, onde, no entender dele, teria mais condições. Sobre receber convite, por exemplo, da ex-governadora Roseana Sarney, disse que para a sua gestão o governo dela foi melhor do que o do Flávio, mas também não aceitaria. Acredita que tem grandes  chances de ser eleito deputado federal, saindo de Imperatriz com uma expressiva votação, afinal, a cidade não pode continuar órfã de representante.

Senado

Ainda do contato do ex-prefeito, sobre não disputar uma vaga de senador, entende que apesar de Imperatriz e a região possuírem muitos eleitores e ele teria consciência que seria mais votado, não daria os votos suficientes para ser eleito.  E indagou: “O que é melhor, obter um milhão de votos e não ser eleito, ou ser eleito deputado federal?”. É, tem razão.

Dever 

A defesa da vida e o combate ao suicídio no Maranhão foram os pontos elencados durante reunião que aconteceu entre o deputado estadual Wellington do Curso (PP) e a Procuradora de Justiça, Dra. Sandra Elouf. A reunião aconteceu na Procuradoria de Justiça e resultou em alguns encaminhamentos, a exemplo dos grupos de trabalho que debatam ações efetivas relacionadas ao tema.

Realidade

“Infelizmente, o crescimento do número de suicídios no Maranhão é uma triste realidade e isso tem nos preocupado. Já realizamos uma audiência pública para discutir o Plano Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Precisamos identificar as famílias de quem cometeu suicídio, as causas e, assim, articular ações que previnam isso. A vida é prioridade e é dever do Estado apoiar as família de quem comete suicídio ”, disse Wellington.

Próxima

A próxima reunião ficou agendada para o dia 02 de agosto, às 15h. Ocorrerá no prédio da Procuradoria e será organizada pelo Centro de Apoio de Direitos Humanos, coordenado pela Procuradora Sandra Elouf, em parceria com o gabinete do deputado Wellington do Curso. O objetivo é tratar sobre a proposta de criação do Plano Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, que será encaminhada ao Executivo, envolvendo o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Educação.
Melhor

Balsas, onde estão as maiores empresas agrícolas do estado, é o município maranhense que tem o melhor desempenho na geração de empregos no Maranhão, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTE). De acordo com a estatística, o saldo de junho foi de 96 empregos preservados, enquanto nos seis meses do ano tem um acumulado positivo de 286 e nos últimos 12 meses, manteve 520 postos de trabalho. Da revista Maranhão Hoje.

Siderurgia

Já a crise do setor de ferro-gusa, que das sete empresas existentes no Maranhão conta com apenas duas em operações (Viena e Ferro Oeste) foi espelhada nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de junho, pois Açailândia, maior polo guseiro maranhense, aparece com um acumulado de 3.073 postos de trabalho desativados em 12 meses, resultado de 6.486 admissões e 5.965 dispensas. O pior é que é o problema de difícil solução, já a recuperação do setor depende do mercado externo.

Água

Mesmo de recesso, o vereador Chiquim da Diferro não para. Na quarta-feira ele esteve na gerência regional da Caema para solicitar, através de oficio, que a empresa regularize o abastecimento de água  nos bairros Bonsucesso, Santa Rita e adjacências, que estão há vários dias sem o precioso líquido nas torneiras.

Reflexão

“Não precisas humilhar os fracos para te sentires forte.” (Gandhi, assassinado em Nova Delhi - Índia, em 1948). 
Muitos têm prazer em humilhar os outros como autoafirmação: falam para denegrir, menosprezar, e nunca para exaltar. Não proferem elogios para não se sentirem inferiores. Com essas pessoas, não perca seu tempo. Vamos que vamos! Bom dia, um ótimo fim de semana a todos! Padre Felinto Elysio.