Aniversário
Dia 16 de julho, domingo, no aniversário da cidade, o último dia da Expoimp será com portaria liberada, na grande festa com as duplas Zé Ricardo e Thiago e Luiza e Maurílio. Isso graças a parceria feita entre o Sinrural e a prefeitura de Imperatriz por coincidir a data com o encerramento da exposição agropecuária e, para variar, shows sertanejos bem diferentes das atrações anteriores dos shows de aniversário, que incluíram Fábio Jr, entre outros. Mas tá valendo!
Modesto
O governador Flávio Dino (PCdoB) não foi nada modesto em seu artigo "Teoria e prática", publicado nesse domingo (18) no Jornal Pequeno. Ele insinuou que se o Maranhão vai bem, como ele acha que está, deve-se à sua presença à frente da administração estadual. "Fico pensando o que aconteceria com as finanças do estado se a atual crise nacional ocorresse durante o domínio coronelista ou em mão inexperiente", disse ele no último parágrafo, após tecer uma série de comentários sobre suas virtudes como gestor, experiência que acumulou como juiz e professor.
Crise
De acordo com Flávio Dino, "o Maranhão é um dos poucos estados do País que tem sido capaz de navegar em meio à maior crise econômica e política da nossa história". Esse quadro, ele não teve a menor humildade ao afirmar, deve-se quase que exclusivamente a ele, pelo zelo com o dinheiro público, "princípio que marcou minha carreira pública, de juiz e professor a governador".
Pagamento
Na exaltação de seu governo, Flávio Dino chama atenção para um feito que considera excepcional no Maranhão: o pagamento dos salários dos servidores em dia, enquanto em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro, somente agora os servidores públicos estão recebendo os salários de abril e ele já pagou até 50% do 13º salário.
Atrasou
É fato, porém vale ressaltar que, desde 1987, quando Epitácio Cafeteira chegou ao Governo do Estado, nunca mais houve atraso nos salários do funcionalismo no Maranhão. Depois de Cafeteira, vieram Edison Lobão, José Ribamar Fiquene, Roseana Sarney, José Reinaldo Tavares, Jackson Lago e novamente Roseana, e o estado não quebrou, tampouco os servidores deixaram de receber salários, mesmo com o registro de crises, ora mais ora menos acentuadas.
Alternativo
Há algum tempo a coluna abordou este assunto: transformar o local da antiga rodoviária em um terminal alternativo para as vans que circulam na cidade oriundas de várias cidades da região e que fomenta a economia local. De propriedade dos Guerra, a antiga rodoviária está prontinha para ser usada, basta uma limpeza e pintura. Além dos mais, vai movimentar os restaurantes que tiveram reflexos negativos com o fechamento do terminal.
Melhora
Caso venha a ser implantado mesmo o terminal, também vai acabar com a confusão no trânsito naquela área, além de possibilitar mais conforto para passageiros e motoristas para estacionarem e saírem. Há quatro lugares para o embarque e desembarque de passageiros das vans e com o terminal se tornará um único ponto de partida e chegada.
Tarifas
Outra situação que precisa ser revista urgentemente é quanto à liberdade dada aos mototaxistas de cobrarem as corridas da forma que eles querem. Os vereadores devem com urgência aprovarem projeto definindo os valores das corridas, pois hoje assustam pelos altos valores cobrados e que muitas vezes vai pela cara do cliente. Oscila entre R$ 7,00 a R$ 10.
Salgados
Claro que a falta de estrutura, como energia e outros, elevam os preços para manter em funcionamento as peixarias instaladas nas praias, especialmente Cacau e do Meio, mas está havendo exageros nos preços cobrados por peixadas oferecidas nesses locais. Hoje, qualquer prato custa 40 a 50 reais e peixes populares, como o tambaqui, que é o mais barato.
Bela Vista
Do outro lado, então, é que está ocorrendo exagero. Perde o barraqueiro, que vende menos, e o banhista, que fica sem comer o gostoso peixe frito na hora. E falando ainda em peixes, será de bom alvitre que a Vigilância Sanitária faça uma inspeção nas praias a fim de assegurar qualidade e higiene aos banhistas.
Comentários