Pulso
É preciso ter pulso firme para tomar decisões sem pensar nas críticas que estas provocarão, mesmo sendo certas. O prefeito Assis Ramos está tendo esta firmeza e, por isso, sofre ataques por parte das “viúvas” que defenderam outras candidaturas nas eleições e que foram surpreendidos pela sua eleição. No caso da empresa de lixo, mais um exemplo disso: puxou para si a responsabilidade de fazer o que é certo, trocou a empresa e caminha para assumir os pagamentos dos servidores, ao invés de repassar os recursos à empresa que terminou o contrato com o município. Também orientou sua assessoria a viabilizar a manutenção dos empregos dos agentes de limpeza nesta nova empresa. Para lembrar: o principal projeto apresentado por Assis Ramos em campanha foi o de cumprir as leis e usar com responsabilidade o dinheiro público, e isso ele vem fazendo.
Aviação
Ao participar, na sexta-feira (26), da reunião do Parlamento Amazônico, em Manaus (AM), o deputado Wellington do Curso (PP) criticou a diminuição de voos para os estados da região Norte e fez um apelo para que as assembleias legislativas e as bancadas estaduais na Câmara Federal e no Senado se articulem para pressionar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a fim de que as companhias aéreas possam garantir uma melhor prestação de serviço às populações desses estados.
Vendas
Dados da B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), sobre os financiamentos de veículos no primeiro trimestre deste ano apontam que o Maranhão foi o estado que registrou maior volume de vendas por essa modalidade para motocicletas, num total de 11.281 veículos. Com essa movimentação, o estado ficou em primeiro lugar no Nordeste e em quarto, no Brasil.
Orientam
Segundo Cristino Jardim, gerente comercial da Alvorada Motos, concessionária Honda, que é líder em vendas no Brasil, boa parte desse bom desempenho dos bancos se deve às próprias empresas do setor, pois sabendo das dificuldades que boa parte da população tem de ir a uma agência bancária se encarregam de ir ao encontro dos clientes, os orientam, ajudam a preencher cadastro e dão entrada nos bancos, que se encarregam de aprovar ou não o crédito, isto é, se dependesse apenas dos bancos esse volume jamais seria tão expressivo, pois estes nem sempre vão onde o cliente está.
Suzano
A Suzano Papel e Celulose enfrenta dois problemas na área ambiental, o que preocupa seus diretores. Um deles, diz respeito à proibição pela Justiça Federal de ampliar plantios de eucalipto no Baixo Parnaíba, o que pode afetar seu projeto de produzir pelex para fornecimento a empresas geradoras de energia, principalmente da Europa; o segundo é a ocupação de cinco fazendas, onde invasores estão desmatando áreas de preservação ambiental, situação que se agrava com a demora das reintegrações de posse.
Prestígio
O ex-presidente José Sarney continua sendo líder de um grupo importante de senadores e caciques do Congresso. Mesmo com 87 anos, Sarney mantém a agenda ativa e recebe em sua residência vários senadores ao longo da semana. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), costuma passar na casa de Sarney para uma conversa, assim como o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o presidente da sigla, senador Romero Jucá (RR).
Comando
O grupo de Sarney nunca deixou o comando do Senado. Como a casa do ex-presidente fica a poucos metros das residências dos presidentes de Câmara e Senado, a romaria é facilitada. As visitas não são só de parlamentares do PMDB.
Comentários