Eleito
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, foi eleito nessa terça-feira (30) para assumir a presidência da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato. A eleição foi simbólica porque, de acordo com as normas internas da Corte, Fachin tem que assumir a presidência por ser o membro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. O relator da Lava Jato vai substituir o atual presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes, e terá mandato de um ano, a partir da próxima terça-feira (6). Fachin será o responsável por fazer a pauta de processos a serem julgados e decidir quando eles serão analisados. Além do novo presidente e de Gilmar Mendes, a Segunda Turma do STF é composta por Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.
Livre
O Brasil deverá ser declarado, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio do próximo ano, país livre da febre aftosa sem vacinação. A previsão foi feita pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rangel, na semana passada, após receber certificado de país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina (CBPP em inglês).
Aftosa
Segundo ele, o Brasil já apresentou sua estratégia para retirada gradual da vacinação, mesmo sabendo que ela funciona como um seguro tecnológico do rebanho, mas, se o país for declarado livre da doença, é natural que seja planejada a retirada total da imunização, o que reduzirá os custos de produção.
Julgamento
A Corte Eleitoral do Maranhão iniciou nessa terça-feira, 30, julgamento de ações que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos em 2016. Na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão sete dos 198 processos que podem mudar o pleito de outubro do ano passado.
Cassação
Na pauta recursos com pedido de cassação dos prefeitos eleitos em Carolina, São João Batista, Parnarama e Sambaíba. De Carolina existem três processos, sendo dois oriundos de ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pedindo cassação do diploma do prefeito eleito Erivelton Teixeira (SD).
Promessas
Entre as acusações contra o gestor, feitas pela coligação União é Força, está a de que Erivelton, como proprietário de clínica médica, fez promessas de disponibilizar gratuitamente exames médicos para eleitores. O juiz de Carolina, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, julgou improcedente a ação contra o prefeito eleito de Carolina, o que fez com que a coligação recorresse ao TRE.
Tabaco
Os danos à saúde causados pelo tabaco serão tema de palestra que acontece nesta quarta-feira (31), às 7h, no Colégio Dom Bosco. A ação ocorre em lembrança ao Dia Mundial do Tabaco, celebrado em 31 de maio. O assunto será discutido pelo cirurgião oncológico Jorge Lira, membro do corpo de médicos do Centro de Tratamento do Câncer – Oncoradium. O público-alvo são estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Palestra
A palestra terá caráter preventivo e, por isso, foi escolhido o público jovem para receber as informações do palestrante. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco mata mais de 6 milhões de pessoas por ano. O preocupante é que, desse total, 600 mil são não-fumantes, vítimas do uso passivo. Serviço: o Colégio Dom Bosco está localizado na Rua Maranhão, 439 – Centro, esquina com Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.
Passageiros
O Aeroporto Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, registrou no mês de abril deste ano um aumento de 2,1% nos embarques e desembarques de passageiros, pois foram 23.348 contra 22.853 do mês anterior, o que dá uma variação positiva de 2,1%, ou seja, o correspondente a 515 passageiros a mais. Os números são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que registrou no estado uma soma de 137.267 contando com 113.819 do Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.
Comentários