Repercussão

Sejam quais forem os desfechos em Brasília, certamente terá repercussão imediata ou a médio prazo nas eleições do ano que vem no Maranhão. Três partidos com forte atuação política no Maranhão – PMDB, PSDB e PSB – estão em uma espécie de compasso de espera em relação ao andamento das questões políticas de Brasília. E qualquer que seja seu resultado, a crise federal terá influência direta nas eleições maranhenses de 2018. O PMDB é o partido do presidente Michel Temer, alvo de pressões por uma renúncia. Se o ato extremo ocorrer, obviamente a legenda ganha nova configuração de cenário para a disputa no estado. Entraria o partido em uma disputa sem o fundamental apoio do governo central?

PSDB

O PSDB tem um dos seus principais nomes envolvidos até o pescoço, que é o senador afastador Aécio Neves, podendo ser preso a qualquer momento por ter recebido mais de 30 milhões, de acordo com delações da JBS. A situação de Roberto Rocha também está em espera. O seu partido, o PSB, já decidiu se afastar do governo e, com isso, ele - que tem acessos e força no governo - ficará enfraquecido. Portanto, nada definido em relação às eleições do ano que vem.

Indefinições

Mesmo porque de certo somente que Flávio Dino irá para a reeleição. Ainda há a indefinição quanto à entrada no jogo da ex-governadora Roseana Sarney, que precisa resolver pendências dentro de casa para ser a candidata do grupo Sarney.

Senado

Uma das pendências é quanto à candidatura ao Senado do irmão Sarney Filho. É pouco provável que, além de Roseana, o grupo terá o candidato ao Senado, nisso apostam numa retirada do nome do ministro que, neste caso, disputaria novamente a Câmara. Até lançamento de seu nome já está marcado para este mês. Será que ele vai abdicar do projeto?

Nomes

E já há movimentação em torno do lançamento do ex-deputado Clovis Fecury como candidato ao Senado, seguindo o pai Mauro Fecury. Ele está se movimentando e tem a seu favor o potencial financeiro da campanha e até o ex-deputado Gastão Vieira, que pretende disputar novamente um mandato de senador, abriria mão em favor de Clovis Fecury, segundo ele por acordo entre os dois. O atual presidente do Pros esteve em Imperatriz na quinta-feira junto a Fecury, que já comandou o PFL e o DEM no estado.

Medicina

E o discurso do Clovis Fecury, no lançamento do curso de Medicina da Ceuma, campus de Imperatriz, na quarta-feira, mostrou uma ponta de política e de quem pretende voltar a disputar uma eleição. Ou seja, não tem nada definido nas conjunturas visando as eleições do ano que vem. Por enquanto, só especulação.

Cautela

O Grupo JBS passou a ser alvo de desconfiança até no meio empresarial. A Associação dos Criadores do Mato Grosso acaba de recomendar aos seus filiados cautela na hora de fechar negócios com o grupo do delator Joesley Batista e aconselha a só venderem seus animais aos frigoríficos com pagamento a vista, pois o risco de não receber é alto.

Copa

Inicia neste sábado (27) a etapa local da Copa SEST/SENAT de Futebol 7 Society, com a abertura do evento, às 17h, e a realização da primeira rodada do torneio. O evento é a maior competição esportiva do Brasil destinada exclusivamente aos profissionais do transporte e acontece em nível nacional.

Regional

A equipe campeã da fase local representa o município na disputa regional. As empresas participantes são Ratrans, Zanchettur, JB Transportes, Fedex, Expresso Satélite, Embrac, Mototáxi Sindicato e Mototáxi CJR. Os jogos da primeira rodada serão: Zanchettur x Ratrans; JB Transportes x Embrac; Expresso Satélite x Mototáxi CRJ; Fedex x Mototáxi Sindicato.

Integração

Além da democratização do acesso ao esporte, o campeonato tem o intuito de promover a integração, socialização, coletivismo, qualidade de vida e a melhoria da saúde dos trabalhadores por meio do estímulo à prática esportiva. Na etapa local, todos os jogos acontecem na unidade do SEST/SENAT Imperatriz.