Feira I

O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couros (Sindicouros) realiza, em parceria com o Governo do Estado, de 25 a 27 de maio, a I Feira de Couros e Artefatos de Governador Edison Lobão. A iniciativa, que tem o apoio do Sistema Fiema, deve reunir vários expositores de artesanato e artefatos em couro. A expectativa é que centenas de pessoas de toda a região visitem a feira. Durante os três dias, micro e pequenos empresários terão oportunidade de expor e comercializar seus produtos, além de realizar novas parcerias comerciais. A abertura oficial da feira acontece dia 25.05, às 19h, na praça Osório Filho.

Feira II

Em stands montados na Casa do Idoso do município, os visitantes terão a oportunidade de encontrar diversos produtos como calçados, confecções masculina e feminina, bolsas, carteiras, cintos em couro e artesanato em geral. Na programação oficinas, palestras, atendimentos de instituições bancárias e ainda exposição de máquinas e equipamentos. Durante a noite, a feira segue com apresentações de danças culturais, desfile para a escolha da garota Feira do Couro 2017, além de apresentação de atrações musicais regionais e nacionais.

A propósito

Nestas informações passadas pela Fiema, vem o nome correto do município, Governador Edison Lobão, e também nos releases da assessoria de comunicação do município. Entretanto, quando a nota vem do governo do estado, é citado somente Ribeirãozinho, numa demonstração de que não quer dar publicidade ao senador que deu o nome à cidade.

Projeto

Lembrando que tramita na Assembleia Legislativa projeto assinado pelos vereadores e pela população em que pedem que seja aprovado o nome de Ribeirãozinho em lugar de Governador Edison Lobão. O pedido está parado por conta dos deputados que alegam projeto que autoriza somente a Câmara dos Deputados a promover emancipação. Esquecem que não é emancipação, mas sim troca de nome, como já ocorreu em diversos municípios espalhados pelo país e aprovados pelas assembleias.

Farmácias

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de auxiliar de farmácias e drogarias. Pelo texto, só poderá exercer a atividade o trabalhador com nível médio completo e curso profissionalizante. Será exigido ainda do funcionário registro na Carteira de Trabalho que comprove o ofício em farmácias e drogarias. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ambev

Pelo segundo ano consecutivo, a Ambev, que no Brasil conta com 32 mil empregados, boa parte deles no Maranhão, ficou entre as dez empresas onde os brasileiros mais sonham em trabalhar, segundo levantamento do LinkedIn. A lista é baseada nas ações dos 500 milhões de usuários da rede social e leva em consideração candidaturas, engajamento e retenção. Para Fabíola Higashi Overrath, diretora de desenvolvimento de gente da indústria isto mostra o quanto a empresa valoriza seus colaboradores.

Agricultura

O ex-secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, que já foi presidente também da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), ao analisar as estimativas de safra para o Maranhão, que terá este ano uma colheita recorde de grãos – mais de 4,8 milhões de toneladas – disse que dois fatores contribuíram para o crescimento: a ampliação dos plantios na região do Baixo Parnaíba e o surgimento de uma nova fronteira agrícola, na região de Buriticupu, onde estão sendo plantados arroz, soja, milho e algodão.

Incentivo

Em seu artigo desse domingo, publicado no Jornal Pequeno, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou mais um programa de incentivo aos micro e pequenos negócios. Trata-se de uma ação do Estado que vai custear os juros dos empréstimos contraídos pelos micro e pequenos empresários junto ao Banco do Brasil. Para atrair tomadores de empréstimos por essa modalidade, serão realizadas diversas caravanas empresariais, com apoio das principais entidades patronais.