Diretas
Diante das denúncias bombas que envolvem o presidente Michel Temer e outras importantes figuras da política nacional, Brasília começou a movimentar-se no sentido de que seja aprovada a PEC de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), que propõe eleição direta para presidente e vice-presidente da República, caso os dois percam os mandatos no período entre o penúltimo ano e os últimos seis meses do mandato. Caso a vacância ocorra nos seis meses finais, a PEC mantém a previsão de eleição indireta. Atualmente, a Constituição Federal prevê que, se tanto o presidente quanto o vice-presidente da República forem derrubados nos últimos dois anos do mandato, a nova eleição deve ocorrer de forma indireta, ou seja, o novo chefe da Nação deve ser escolhido pelo Congresso Nacional. Caso a vacância dos dois cargos ocorra nos dois primeiros anos do mandato, a Constituição prevê nova eleição direta para os cargos - o que não foi alterado por Miro. Após passar pela CCJC, a matéria será remetida para comissão especial, para analisar o mérito da proposta. De lá, seguirá para o plenário da Casa, onde precisa ser aprovada em dois turnos, por pelo menos 307 deputados.
Prejudica
O envolvimento e a possível perda do comando do PSDB do senador afastado Aécio Neves, que os mineiros mais antigos conhecem por Aécio Cunha, atingiram ainda projetos do ex-prefeito Madeira que, com o apoio do líder dos tucanos, esperava chegar ao comando regional da sigla e ainda alavancar sua candidatura ao governo ou ao Senado. Também o afastamento do PSDB do PCdoB. Agora, Brandão continua forte.
Palanque
A pergunta que se faz é: diante do escândalo, o governador Flávio Dino ainda vai insistir em manter a chapa tucana nas eleições do ano que vem? Pouco provável que isso aconteça, embora esteja no momento reavaliando toda a conjuntura política nacional e estadual para uma tomada de posição.
Farinha
A denúncia dos donos da JBS caiu como uma farinha jogada ao ventilador, atingiu meio mundo de gente, inclusive Procurador da República, que foi preso por passar informações sobre processos e operações. O procurador trabalha com o procurador Nicolau Dino. Um advogado também foi preso na operação da PF ontem pela manhã.
Desemprego
A grande novidade nos números do Caged, divulgados terça-feira (16), é que a construção civil, que mais gerava desemprego no estado, apresentou resultado positivo, mas o comércio fechou mais de 800 postos de trabalho. Veja os números: Extrativa Mineral (-22), Indústria de Transformação (-192), Serviços Industriais de Utilidade Pública - SIUP (-4), Construção Civil (309), Comércio (-886), Serviços (3), Administração Pública (-4), Agropecuária (-363). Total no estado: -1.159.
Exposições
Com a abertura na segunda-feira (15) da Agrobalsas, que se estende até esta sexta (19), começou a temporada dos grandes eventos rurais do Maranhão, que prevê para junho as exposições de Açailândia (Expoaçailândia) e de Imperatriz (Expoimp); para julho a de Porto Franco (Expofran); e agosto, a de Grajaú (Expoagro). A grande expectativa é para a volta da Expoema, que está prevista para o mês de setembro, no município de Santa Inês, e que, segundo promessa do governador Flávio Dino, será a maior da história.
Vazias
Apesar de alguns criticarem a ida do prefeito Assis Ramos a São Luís para ser recebido pelo governador Flávio Dino, ele fez o certo, embora tardiamente, pois deveria ter pedido a audiência antes. Mas foi, conversou, ouviu e agora não há porque o estado não ajudar Imperatriz. E mais: obteve a garantia de que todos os investimentos anunciados para a cidade serão mantidos e que terá apoio na festa do aniversário, que este ano será realizada no Parque de Exposição, no encerramento da Expoimp, e que o município vai ser o responsável pela atração e com portões abertos.
Reunião
Hoje os prefeitos voltam a se reunir na sede da Associação dos Municípios para tratar sobre assuntos relacionados à entidade e aos municípios. Também servirá para que os prefeitos assinem a ata da última reunião em que foram aprovadas as alterações no estatuto. Quem assina a convocação é o prefeito Valmir Morais, presidente.
Comentários