Apreensão

Ontem, as redes sociais se revezaram nas críticas e elogios à ação feita pela PM e Setran na apreensão de motos dos acadêmicos da UEMASUL e Pitágoras que estavam estacionadas em local proibido. Na verdade, temos a mania de querer ficar olhando as coisas pelo lado emocional, permitindo ou fazendo atos ilegais. Todos sabem que estacionamento? em esquina fora dos 5 m previstos em Lei resulta em multa. Os agentes, alguns dias atrás, foram lá e notificaram. Depois, foram de novo, multaram e, mesmo assim, o pessoal insistiu no erro. Será que não é só preguiça de andar algumas quadras para chegar até o veículo? É por isso que o Brasil está assim, porque os brasileiros, em sua maioria, continua a insistir no erro e ainda quer ter razão. Portanto, os PMs e a Setran apenas cumpriram suas obrigações e a lei.

Bonificação

Mais uma etapa para a implantação da bonificação para os alunos oriundos de escolas maranhenses que desejam ingressar na Universidade Federal do Maranhão. “Quarta (10), estivemos com a reitora Nair Portela para apresentar um parecer jurídico preparado pelo jurista Marlon Reis com todo o embasamento técnico para a confirmação dessa política afirmativa. A partir de agora iremos dialogar com a sociedade e a comunidade acadêmica a fim de garantir o apoio do Conselho Universitário”, comentário do deputado Marco Aurélio sobre o encontro.

Vaquejada

Com exceção da deputada Eliziane Gama (PPS), a bancada maranhense votou em peso a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17, do Senado, que não considera cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, como a vaquejada, se forem registradas como manifestações culturais e bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A PEC foi aprovada por 366 a 50 e precisa passar por um segundo turno de votação na Câmara.

Entraves

A proposta que acaba com os entraves jurídicos para a realização das vaquejadas no Brasil foi aprovada sobretudo com votos de deputados do Nordeste e do Norte do País. A vaquejada é a atividade na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. O relator da proposta, deputado Paulo Azi, argumentou contra a ideia de que a vaquejada representa maus-tratos contra os animais.

Favor

Votaram a favor Alberto Filho (PMDB), André Fufuca (PP), Cleber Verde (PRB), Deoclides Macedo (PDT), Hildo Rocha (PMDB), João Marcelo Souza (PMDB), José Reinaldo (PSB), Junior Marreca (PEN), Juscelino Filho (DEM), Luana Costa (PSB), Pedro Fernandes (PTB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Victor Mendes (PSD), Waldir Maranhão (PP), Weverton Rocha (PDT) e Zé Carlos (PT). Contra, Eliziane Gama (PPS).

Itaqui

Com movimento acima de 3,346 milhões de toneladas, entre janeiro e março, o Porto do Itaqui pulou três posições em comparação ao primeiro bimestre e está em 16º lugar no ranking dos portos brasileiros (o sexto entre os organizados), atrás de Santos (SP) – 23,010 milhões; Itaguaí (RJ) – 12,389 milhões; Paranaguá (PR) – 10,293 milhões; Rio Grande (RS) – 5,627 milhões; e Suape (PE) - 5,382 milhões, segundo estatística da Antaq. Os embarques foram 1,705 milhões de toneladas, e desembarques, 1,640 milhões.

Liderança

Já o Porto da Ponta da Madeira, administrado pela Vale, continua sendo o maior do país em movimentação de cargas, com um volume superior a 26,684 milhões de toneladas, no trimestre, enquanto o outro privado de São Luís, da Alumar, ocupa o 14º lugar no ranking geral, com movimentação de 3,553 milhões de toneladas. Quando são apurados os números apenas dos Terminais de Uso Privado (TUP), o porto da Alumar fica em nono lugar. Na soma, os três portos movimentaram 33,583 milhões de toneladas.

Explanação

Ontem, dois secretários vieram a Imperatriz para repercutirem a reunião entre os vereadores e o governador Flávio Dino. Na oportunidade, apresentaram aos presentes o que ficou acertado pelo governo do estado e os vereadores. Ou seja, apenas reafirmaram como forma de repercutir na cidade ou continuar repercutindo.