Isenções ou reduções fiscais
O Governo do Estado entregou para o Ministério Público denúncias de isenções ou reduções de tributos fiscais que estariam resultando em prejuízo bilionário ao Maranhão. A ação enérgica do MP, e em seguida da Justiça, tirou o sono de diversos empresários. A ação parece que só se concentrou na gestão de Roseana Sarney. Esqueceram que os governos de João Castelo, Luís Rocha, Cafeteira, Lobão e Zé Reinaldo sempre adotaram as mesmas práticas de isenções ou reduções fiscais para atrair investimentos.
Inscrições
Começam nesta quarta-feira (29) e se estendem até sexta-feira (31), nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias e Santa Inês, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2017 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), voltado para universitários de instituições conveniadas com o órgão matriculados em cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação (Jornalismo ou Relações Públicas), Pedagogia e Psicologia.
Cursando
Para participar, é necessário que o candidato esteja cursando no mínimo 50% do curso e no máximo o antepenúltimo período correspondente à vaga concorrida, além de possuir o coeficiente de rendimento acadêmico de, no mínimo, sete e não ter reprovação em disciplinas do curso e ter sua Instituição de Ensino conveniada ao Senac no Maranhão.
Previdência
Impressionante a maldade dos que tentam assustar a população com cálculos malucos sobre aposentadoria pós-reforma da Previdência. Há pessoas metidas a especialistas afirmando que o brasileiro vai se aposentar com 100 anos, apresentando a soma da idade com a do tempo de contribuição. É preciso informar que a soma das duas coisas resulta em 100, mas isto não quer dizer idade. É um número aleatório. O tempo de contribuição está no tempo vivido, cuja idade mínima para se aposentar será de 65 anos.
Gasolina
O Maranhão continua sendo um dos estados do Brasil onde o preço da gasolina sai mais em conta para o consumidor final. É o que revela levantamento de preços realizado, semana passada, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com os números, o litro da gasolina custa, em média, R$ 3,54, no Maranhão, o mesmo valor encontrado no estado do Piauí e no Distrito Federal. São Paulo apareceu em primeiro lugar em preço baixo: R$ 3,50 o litro.
Imperatriz
Só que em Imperatriz a gasolina continua sendo uma das mais caras do Brasil. Está entre 3.80 a 4,00. O que se estranha é que em postos mais afastados da cidade o preço está entre 3,58 e 3,69. Não se encontra explicações para que haja estas diferenças.
Indenização
Difícil compreender certas coisas no Brasil: em 2006 um avião da Gol é atingido por outra aeronave, adquirida no Brasil por empresa norte-americana. Todos passageiros e tripulantes da companhia aérea morreram, num prejuízo incalculável, mas ela é que terá de indenizar os índios da área onde se deu a queda. Pois é, falar o que?
Cargas
Apesar de registrar um aumento de cargas 44,5% em fevereiro deste ano (101 toneladas) na comparação com o mesmo mês de 2016 (69,9 toneladas) e no acumulado dos dois meses, o aumento foi de 15,5%, com o registro de 175 toneladas este ano contra 151,1 em 2016, na soma dos dois aeroportos (capital e Imperatriz) houve uma queda no acumulado dos dois meses, apesar do desempenho positivo de fevereiro, pois houve mês passado um registro de 118 toneladas contra 101,4 de 2016, e nos dois meses, 217,3 toneladas este ano contra 204,8 do ano passado. A diferença deve-se à retração de Imperatriz, que em fevereiro passado registrou 17 toneladas contra 31,5 de 2016 e nos dois meses, 29,9 toneladas, este ano, contra 66,2 de 2016.
Comentários