Pressionar
Pelo noticiário e os comentários, a impressão que fica é que os vereadores iniciaram movimento no sentido de pressionar o prefeito Assis Ramos a um relacionamento, digamos, mais próspero. Ou seja, vamos, pelas vias legais, dar resposta ao prefeito que ele precisa sentar conosco e será através das sessões e de projetos que ele não concorda e que vamos dar o recado. Mas até onde querem ir os vereadores com estes recados? Chegarão ao extremo de prejudicar a própria cidade em defesa dos interesses de cada um ou dos blocos? Votando matérias que prejudicam a administração municipal, irão contra a cidade. De qualquer forma, é bom analisar o restante do mandato, afinal, pensando que o governo Assis Ramos estaria em baixa agora, mas certamente dará a volta por cima e a população saberá julgá-los.
Agenda
Como vem fazendo a cada final de semana, o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, cumprirá uma vasta agenda de compromissos na região. Vai assinar ordem de serviços na estrada que liga Amarante a Sítio Novo, inspecionará obras em escolas neste município e também em Governador Edison Lobão, além de serviços que estão sendo executados em Imperatriz sob sua responsabilidade.
Aumento
Mesmo em meio a uma das maiores crises financeiras enfrentadas pelo setor público e as dificuldades enfrentadas pelo município de Açailândia, o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira (PCdoB), concedeu um aumento salarial acima da inflação acumulada, de 8% aos servidores públicos municipais da educação e 7,9% para os demais servidores. Esse aumento já deverá ser sentido pelos servidores nos seus contracheques deste mês de março. Para isso, o prefeito Juscelino baixará uma Medida Provisória para garantir esse benefício aos servidores públicos de Açailândia.
Direito
Juscelino relatou que esse é um direito do servidor, mas para conceder esse aumento teve que buscar os mais diferentes tipos de controle da gestão, diante de muitas dificuldades financeiras enfrentadas – a exemplo, vários precatórios antigos que não são da sua gestão, que foram pagos por determinação da justiça e totalizaram quase 10 milhões de reais.
Doação
O docente Marcos Fábio Belo Matos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entregou para a bibliotecária da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), Raimunda Cortez Dourado, exemplares da obra do seu doutorado. ‘Ecos da Modernidade: uma análise do discurso sobre o cinema ambulante em São Luís’. Os livros foram doados à biblioteca da FEST, “Roza Maria Soares da Silva”, nessa quinta-feira (23).
De fato
Em solenidade realizada no meio da semana, o presidente do Yate Clube, Leonildo Alves, promoveu a entrega dos títulos de sócios do clube aos seus mais de 163 associados. Foi um momento ímpar, tendo em vista que, até então, não havia este reconhecimento.
Resiste
O Yate tem 163 sócios proprietários e 4 fundadores. Os fundadores são: Walterley Moreira de Jesus, para quem não lembra o Ley da Ferrama, Junior de Oliveira e Hermenegildo Gomes (Caboclo), e também Jânio de Oliveira. O clube resiste ao tempo graças ao trabalho e empenho dos seus diretores, pois dos clubes sociais da cidade, poucos restaram e dos que estão firmes, temos o Clube Tocantins, AABB, Náutico e o próprio Yate, que é um dos maiores do Brasil em rio.
Comentários