Desviar
A propósito do projeto de indicação do vereador Chiquim da Diferro sobre o desvio do riacho Bacuri, esta proposta foi ventilada algum tempo atrás, quando o então prefeito Ildon Marques conseguiu em Brasília recursos para urbanizar o bairro de baixo, como era chamado o PAC 2 e que visava a retirada dos moradores ao lado do riacho para o Recanto Universitário. No debate de então, ambientalistas protestaram contra o desvio e ficou certa a urbanização pelo atual leito do riacho, que, com a saída das pessoas, as casas seriam destruídas e toda a margem do riacho transformada em uma grande área de lazer e acabaria com a contaminação de doenças que hoje proliferam na localidade. Mas é um caso a se pensar. Desviando, poderia ser feito um trabalho de recuperação do riacho.
Crucificação
Sem entrar no mérito das discussões salariais, não se concorda com a crucificação do deputado Marco Aurélio por ter sido fiel ao seu partido e à liderança, que é o governador Flávio Dino. Não poderia ir contra a orientação do governo e do partido. O parlamentar tem agido em defesa da educação em Imperatriz e região. Em tempo: não tenho procuração para defendê-lo, mas entendi como injusta a crucificação.
Farol da Educação
Hildo Rocha disse que, em boa parte dos municípios, os Faróis da Educação estão fechados, abandonados e sem nenhum aproveitamento. “Os Faróis da Educação fazem parte de um projeto cultural implantado durante o governo de Roseana Sarney por meio do qual foram construídas 117 bibliotecas públicas em forma de farol com dez metros de altura e área construída de 88 metros quadrados. Cada unidade tem varanda no cimo na base, o espaço que abrigava o acervo de aproximadamente cinco mil livros”.
Funcionamento
De acordo com o parlamentar, quando estavam em pleno funcionamento, as equipes de servidores que atendiam aos estudantes nos Faróis eram compostas por bibliotecários, pedagogos, técnicos em bibliotecas e professores que, em parceria com as comunidades do entorno dos Faróis, desenvolviam atividades culturais como palestras e leituras de histórias para crianças, entre outras atividades recreativas e pedagógicas. O primeiro Farol da Educação foi inaugurado em julho de 1997, no bairro Maiobão, na cidade de Paço do Lumiar.
Economizar
Mudar de hábitos faz a diferença também no nosso bolso. Na cozinha, não deixe fogão e geladeira lado a lado. O calor do fogão pode aumentar o consumo da geladeira em até 20%. Regule a temperatura do ar-condicionado. Escolha uma temperatura moderada, que deixe o quarto confortável. Nos dias em que não tiver fazendo muito calor, opte pelo ventilador, que é mais econômico. Para mais informações entre no site www.cemar116.com.br e fique ligado nas dicas de economia na página da Cemar no Facebook:www.facebook.com/cemar.
Cair
No final da rua Monte Castelo, no Jardim São Luís, há um poste de energia que está sendo segurado apenas pela rede elétrica e pode, a qualquer momento, cair e provocar problemas sérios para a Cemar. Até a lâmpada do poste queimou e não pode ser trocada devido à sua situação. Alô, Cemar!
Superendividamento
Desde quarta-feira (15), está sendo realizada a 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento. Realizada pelo Procon, a ação tem o intuito de orientar o público acerca do consumo consciente, além de abrir espaço para várias empresas da cidade que pretendem renegociar dívidas com o consumidor. As atividades serão realizadas das 10h às 18h e seguem até o dia 17 de março.
Visitas
Do vereador Chiquim da Diferro, em mensagem enviada à coluna ontem: “Recebemos nesta quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores, professores e alunos da escola Governador Archer. Os mesmos apresentaram três projetos populares, nas áreas de esportes, limpeza urbana e infraestrutura. Quero parabenizar esta bela atitude de cidadania destes alunos, que representam o futuro de nossa cidade, estado e nação”.
Comentários