Organizado

Embora não tenha ido em nenhuma noite, por opção, as notícias que se lê é que o carnaval em Imperatriz foi muito bom e agradou aos foliões. Organizado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, as atrações conseguiram animar quem esteve no corredor da folia. Apesar da grita de algumas bandas que queriam participar do bolo, mas as condições financeiras não permitiram mais do que o número contratado, a impressão geral é que as bandas contratadas fizeram a sua parte e, no final dos quatro dias, o resultado foi contabilizado como positivo para os dois lados, município e população.

Pescado

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) subiu novamente à tribuna durante sessão plenária, onde solicitou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Blairo Maggi, a instalação de uma unidade de beneficiamento de pescado (frigorífico de peixe) na cidade de Imperatriz, segundo maior município do estado. A indicação de número 098/17 foi publicada no dia 14 de fevereiro no Diário da Assembleia.

Crescimento

O parlamentar afirmou que o motivo da implantação se dá por conta do crescimento e expansão dos produtores de peixes em cativeiro (piscicultores) em Imperatriz e municípios do sudoeste do Maranhão. A produção abastece a maioria dos municípios da região Tocantina, além de cidades nos estados vizinhos do Tocantins e Pará.

Adiado

Mais uma vez, foi adiado o prazo para que os partidos possam transformar as comissões provisórias das siglas em diretórios. Antes do carnaval, o TSE decidiu adiar o prazo para até 31 de agosto, os partidos façam as extinções das provisórias e se tornem diretórios permanentes. Esta mudança enfraquece as legendas por submetê-las à vontade da direção nacional e as afasta das demandas reclamadas pela sociedade, que se ressente de estrutura mais sólida. No estado, boa parte funciona assim, e algumas estão há muitos anos nessa situação.

Servidores

Proposta de Emenda à Constituição em tramitação na Câmara dos Deputados determina que a revisão geral anual das remunerações e subsídios de servidores públicos e membros de poderes não poderá ser menor do que o índice que melhor reflita a inflação acumulada no período de 12 meses imediatamente anterior ao reajuste. A medida foi proposta pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). Os membros de poder incluem presidente da República, ministros, juízes, promotores, procuradores e parlamentares.

Ano novo

O ano, finalmente, começou na quarta-feira, depois que os tambores silenciaram. Agora vai ser possível planejar melhor a vida de quem trabalha, os governos vão poder destravar os orçamentos e tudo ficará melhor.

Bagagem

A partir do dia 14, quem for embarcar para viajar de avião vai ter de pagar pela bagagem despachada, conforme determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida foi rejeitada no Senado, mas a decisão ainda precisa ser confirmada pela Câmara Federal, mas quase ninguém acredita que os deputados se debrucem sobre essa matéria ainda nas próximas duas semanas. As companhias aéreas garantem que os sem bagagem vão pagar menos pela passagem. É esperar.

Bancos

A partir de setembro, as instituições financeiras não poderão mais cobrar juros de mercado por atrasos em pagamentos, conforme proibição do Conselho Monetário Nacional. Hoje os bancos podem cobrar multa, juros de mora (juros punitivos por dia de atraso) e juros remuneratórios sobre parcelas em atraso. Em relação aos juros remuneratórios, os bancos tinham a liberdade de fixar a taxa com base nos juros definidos na assinatura do contrato ou nas taxas de mercado sobre as novas operações.