Cobranças
Passados pouco mais de 45 dias do governo Assis Ramos, já seria tempo suficiente para a quantidade de críticas e cobranças à sua gestão? Em sã consciência, a maioria certamente dirá que não. O tempo ainda é curto, mesmo com toda a disposição e vontade que o prefeito e sua equipe tenham. Não dá nem para avaliar seus auxiliares, pois a maioria ainda está tomando pé dos seus afazeres e em decorrência do cumprimento da recomendação do gestor em não fazer gastos nestes primeiros meses que não sejam estritamente necessários, pois pretende primeiro avaliar todo o funcionamento da máquina pública e as receitas para depois iniciar sua gestão. O exemplo claro deste pensamento é que ele comemora o resultado de economia, uma economia ainda falsa, pois é normal em início de governo, em que corta-se gratificação e função gratificada, além de um quadro de pessoal reduzido e poucos programas sociais em funcionamento.
Adiante
Na medida em que os programas sociais entrem em funcionamento, a máquina vai aumentar o ritmo, com novos servidores e o retorno das funções gratificadas e despesas de manutenção, energia, gasolina. Aí, sim, passará a contar com uma despesa mensal real, que com habilidade poderá proporcionar uma economia positiva aos cofres do município. Por enquanto, porém, ainda não se pode comemorar.
Receita
Também ainda não está entrando nos cofres do município a arrecadação proporcionada pela Suzano, que este ano acabou o prazo dado para sua instalação e ela vai começar a recolher os impostos. Isso dará um alento para o gestor, nestes tempos em que os repasses institucionais estão em queda, fruto da queda na arrecadação nacional.
Financiamento
No encontro na Federação das Indústrias com revendedores de autos e diretores do Detran para debaterem a cobrança de taxa para registro de financiamento bancário nas vendas de veículos, o superintendente da entidade, Albertino Leal, acertou na mosca ao dizer quem vai sofrer as consequências, ao mostrar que, se a taxa de R$ 300 for transferida para o comprador, um pequeno comerciante vai pagar pelo financiamento de uma moto o mesmo que outra pessoa pagará por uma SUV ou uma carreta.
Safra
A nova projeção da safra agrícola 2016/17 divulgada nessa quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aumentou a variação da colheita no Maranhão, que passou de cerca de 50% para 79,5%, já que deverão ser colhidas 4,453 milhões de toneladas contra 2,481 milhões da colheita de 2016. Quanto à produção nacional, ela está estimada em 219,1 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 17,4% ou 32,5 milhões de toneladas frente à safra anterior (186,6 milhões t).
Bonificação
No sábado, o deputado Marco Aurélio esteve em reunião com a coordenadora do curso de Medicina da UFMA Imperatriz, Dra. Ana Lígia, o professor do curso, Rodson, e o advogado e ex-juiz Dr. Márlon Reis. A pauta: a busca pela bonificação nas notas do ENEM para estudantes do Maranhão na UFMA. Na última semana, ele propôs e foi aprovada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação na UFMA e foi reforçado o apoio à nobre causa, como forma de aumentar o ingresso dos estudantes nos cursos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, a exemplo de várias universidades que já implantaram o sistema como política afirmativa.
Jurídico
O Dr. Márlon Reis se disponibilizou em contribuir com todo apoio necessário com assistência jurídica, compreendendo a necessidade da bonificação. Somente em Imperatriz, no primeiro período de Medicina, de 40 estudantes, 12 já se evadiram do curso, pois conseguiram admissão em outras universidades em suas regiões de origem, deixando um enorme prejuízo à instituição e tirando oportunidades de nossos jovens da região.
Recuperação
O governo estadual, através do secretário Clayton Noleto, intensificará a recuperação de trechos de complicações na transitabilidade de Imperatriz. Trechos na Pedro Neiva, Parque do Buriti, Alvorada e bairro Santa Inês já foram iniciadas suas recuperações.
Comentários