Cidades Irmãs
O vice-prefeito de Imperatriz, apóstolo Alex Rocha, já está de volta depois de comandar excursão religiosa pela cidade santa, como faz há dez anos. Este ano, com novidades para Imperatriz, aproveitou a viagem religiosa para manter contatos com autoridades de Israel sobre temas importantes para a nossa cidade, como meio ambiente, agricultura e saúde. Um dos pontos principais desses encontros oficiais foi a assinatura do convênio com o governo local chamado de Cidades Irmãs, um acordo que visa prestar informações e experiências em vários setores e que será muito importante para Imperatriz. Hoje, Alex estará na Câmara, quando prestará informações sobre a viagem e as conquistas.
Conceito
Cidades Irmãs é um conceito que tem como objetivo a implementação de relações e mecanismos que permitam o intercâmbio de experiência e conhecimento em nível econômico, social e cultural através dos quais cidades estabelecem laços de cooperação.
Eleição
Está marcada para o próximo dia 20 a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Tocantina Maranhense. A data foi definida na reunião dos prefeitos, na última sexta-feira. Durante o encontro, a presidente Karla Batista fez a explanação de algumas ações feitas e se colocou à disposição para apoiar a nova diretoria.
União
Vale chamar a atenção dos prefeitos que somente a participação de todos é que tornará a entidade mais forte e não apenas do presidente, que deverá ser o atual prefeito de Campestre, Valmir Moraes, conforme acordo feito na reunião. É que numa reunião vai uma quantidade de prefeitos e na outra, diminui e assim fica mais difícil implementar ações que possam fortalecer a associação em busca de benefícios para os municípios.
Compensação
Um dos assuntos que os prefeitos pretendem defender é que a Vale e a Valec destinem os valores da compensação ambiental para cada município onde a ferrovia Norte Sul e a Carajás rasgam em seus trajetos. O valor é alto e até hoje os municípios não viram nem a cor da grana.
Assento
Vão exigir do Governo do Estado assento na Câmara de Compensação, criada para decidir sobre a aplicação dos recursos e que hoje ficam somente para o governo do estado, que aplica onde e como quer. Acreditam os gestores que, com a união de todos, será possível trabalhar para que os municípios recebam esta compensação.
Multimodal
Outra sugestão é que os municípios sejam incorporados ao consórcio Comefc, como forma de encampar revindicações já trabalhadas em prol desta compensação. O estatuto do consórcio permite, pois ele informa que é Consórcio Multimodal de estratégia, ferroviário, o que abre brecha para a adesão dos municípios abrangidos pelo ferrovia Norte Sul e não apenas Carajás. Ou seja, há um vasto campo para ser trabalhado em busca de respeito aos municípios.
ACII
A diretoria da ACII realizou, na manhã de ontem, uma reunião para debater o desligamento de agências do Banco do Brasil e Banco do Nordeste na cidade e o cancelamento dos voos da empresa Latam. Estavam presentes representantes bancários e o deputado Marco Aurélio. Prometem reagir a estas três decisões que prejudicam a cidade.
Demanda
Quais são as demandas mais urgentes de Imperatriz, Itinga e Açailândia e o que pode ser feito no âmbito de atuação do deputado federal Hildo Rocha (PMDB)? Com o objetivo de discutir essas questões, o parlamentar se reuniu com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças dessas localidades. O deputado estadual Léo Cunha (PSC) também participou dos debates.
Imperatriz
Rocha se reuniu com o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (PMDB), com o objetivo de preparar uma pauta de ações para ajudar a administração municipal a encontrar alternativas para as demandas do município. "Imperatriz necessita de grandes investimentos em diversas áreas, especialmente no setor da saúde, que é hoje um dos maiores desafios da nova administração. A capacidade de atendimento do Socorrão é insuficiente para atender a pacientes de 49 municípios da região do nosso estado e ainda dos estados do Tocantins e do sudoeste do Pará", observou o parlamentar.
Comentários