Trabalhos

Os 21 vereadores de Imperatriz começam hoje pra valer seus mandatos com o início do período legislativo. Durante o recesso, a maioria dos vereadores manteve atividade extraparlamentar visitando órgãos públicos e colhendo dados para apresentar durante as sessões. Para onze destes vinte e um, tudo é novidade, mas prometem a mesma determinação da campanha atrás do voto agora na defesa dos interesses dos seus bairros e da cidade. É claro que, por ser novidade, alguns devem tropeçar na euforia e esquecer que são fiscalizadores e não executadores, tarefa esta que cabe ao prefeito. Contudo, suas atuações poderão render melhoria na prestação de serviço do poder público à sociedade. Portanto, boa sorte aos vereadores capitaneados pelo reeleito José Carlos Soares.

Habilidade

Filho do ex-vereador e presidente da casa, Adhemar Freitas, e sobrinho do ex-deputado federal Freitas Filho, o jovem advogado Freitas Filho Junior tem no sangue a corrente política e demonstrou neste primeiro mês como vereador e quando teve a oportunidade de se pronunciar que a postura correta e íntegra será a marca do seu mandato, sem falar na habilidade e o respeito para com seus pares. Um dos nomes que certamente vai conseguir se destacar nesta nova Câmara de Vereadores.

Deputada

Trabalhando em assessorias de saúde em vários municípios comandados por prefeitos da direita e esquecido pelos que comandam prefeituras da esquerda, como o próprio PDT e PCdoB, Rosângela Curada está determinada em disputar um mandato de deputada estadual no ano que vem. Pelo respeito que tem ao deputado Weverton Rocha, deverá permanecer no atual partido, apesar de receber convites de outras siglas.

Federal

Apesar de informes contrários, são fortes os rumores de que Julião Amin irá permanecer em Brasília como deputado federal. Ele, inclusive, já teria liberado o governador Flávio Dino para nomear o titular da secretaria que ele ocupava. Tomou gosto pelo mandato, e agora se tornou definitivo com a decisão do TSE que validou os votos do Deoclides Macedo e fez com que o PDT ganhasse uma vaga de deputado e exatamente para ele.

Fora

A confirmar estas informações, quem fica distante de Brasília é Deoclides Macedo, que espera para os próximos dias o pedido de licença de Julião para então assumir a vaga como segundo suplente. Só que esta articulação tem que passar pelo comando do PDT no estado, no caso Weverton Rocha, no qual Deoclides não tem simpatia, apoiando a ala dentro do partido que faz oposição a Rocha. O jogo é duro.

Radicais

A Equipe Força e Ação, que realiza apresentações de manobras radicais sobre duas rodas, fará um show gratuito em Imperatriz nesta sexta-feira (3), às 20h, na Beira-Rio, e a exibição promete tirar o fôlego do público. O grupo é conhecido nacionalmente por ser a única equipe de motoshow acrobático do Brasil homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Apresentaram

O Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, realizou, segunda-feira (30), reunião de apresentação do 1º Projeto de Atenção à Saúde Oncológica do Povo Indígena. Os diretores clínico do Hospital, Gumercindo Filho, e administrativo, Felype Hanns, e a coordenadora do Instituto Gerir, que administra o Macrorregional em Imperatriz, Silmara Sant’Ana, apresentaram as instalações do hospital e os serviços médicos oferecidos, para a gestora Regional da Unidade de Saúde de Imperatriz, Iracilda Viana, e representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), representantes dos povos indígenas.

Referência

O Macrorregional de Imperatriz será referência no diagnóstico e tratamento de cânceres nos povos indígenas da região e já iniciou a implantação do primeiro Núcleo Estadual para Diagnóstico Precoce de Câncer. Nessa iniciativa, os pacientes regulados, que precisam de tratamento oncológico, recebem atendimento integral.

Preventivos

Em uma mostra preliminar, ainda no mês de janeiro, durante o Mutirão de Cirurgias do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, foram analisados os resultados de exames preventivos, realizados em mulheres das comunidades indígenas da região, identificando casos de HPV e câncer do colo do útero. Para atender a população indígena, a unidade será referência no diagnóstico e tratamento de cânceres dos povos da região.