Saúde

Um dos maiores gargalos da administração de Imperatriz é, sem sombra de dúvidas, a saúde. Ontem, durante audiência com os deputados Léo Cunha e Hildo Rocha, o prefeito Assis Ramos voltou a destacar o problema ao anunciar que o funcionamento da saúde em Imperatriz consome 34% dos recursos do município, quando o normal são 15 a 20%. Com isso, outros setores acabam ficando prejudicados pela destinação dos recursos. Mais uma vez, ele solicitou apoio para que os recursos sejam ampliados e confirmou que está fazendo um completo levantamento da situação para encaminhar ao Ministério da Saúde a fim de reforçar os pleitos dos deputados e dele próprio.

Produção

Para que o município receba pelo que atende, e isso é visto a olhos nus, precisa contabilizar seu atendimento. Para possibilitar que isso aconteça, a gestão municipal está elaborando um sistema em que tudo o que foi feito pelo município será incluído. Com o sistema, será possível confirmar que Imperatriz recebe para atender a uma cidade de 250 mil habitantes e atende a uma população flutuante de 700 mil, sendo que desse total pouco mais de 8 municípios pagam a compensação. E olha que são mais de 54 cidades, dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.

Emendas

O governo do estado destinou a cada deputado uma emenda no valor de 200 mil reais para o carnaval, uma quantia insignificante, pois os parlamentares têm uma vasta área de atuação. Então, como dividir este percentual para atender à demanda? Léo Cunha, por exemplo, destinou 50 mil para Imperatriz e vem fazendo entendimentos com outros municípios para que sejam contemplados com recursos no São João.

Audiência

Hildo Rocha, que já morou em Imperatriz, onde casou-se e tem filho nascido aqui, disse ao prefeito Assis Ramos, ontem, que está a sua disposição para ajudá-lo nas questões relacionadas aos problemas de Imperatriz, entre eles a questão da saúde. Lembrou que esteve com o ex-prefeito em Brasília, reunido com o ministro de Saúde, solicitando apoio e foi recomendado ao gestor passado algumas providências para então ser viabilizado o aumento. A mesma coisa repassou ao gestor atual, que já sabia destas providências e está tomando-as.

Cedo

Como fazia quando estava no cargo de delegado regional, Assis Ramos manteve a disposição. Sempre chega na prefeitura por volta das sete e meia. A partir desse horário, inicia seu expediente recebendo autoridades e populares. Esta forma de governar tem movimentado o Palácio Renato Moreira, que por isso mesmo merece uma reforma em sua estrutura, a fim de torná-lo mais adequado, assim como pelo tamanho e importância da cidade.

Madeira

Os secretários de Administração e de Meio Ambiente, respectivamente Vini Batista e Hamilton Miranda, ambos de Governador Edison Lobão, estiveram reunidos com o gerente executivo do Ibama em Imperatriz, Marco Coelho Miranda, solicitando a doação da madeira apreendida pelo órgão para o município. Argumentam que esta madeira será usada em prol de obras. Esperam a resposta do gestor do Instituto.

Liberados

Dois dos seis nomes indicados para serem secretários municipais de Imperatriz já estão liberados pelos seus órgãos de origem para serem empossados em seus cargos. São os da Secretaria de Meio Ambiente, Rosa Arruda, e de Esportes, Janilson. A informação foi do próprio prefeito Assis, que espera para hoje a liberação dos outros nomes.

Insatisfeito

Não é dos melhores o clima entre o vereador Paulinho Lobão e o seu partido, o PDT. O vereador alega que desde que foi eleito não recebeu da direção estadual nem um telefonema lhe parabenizando, enquanto que dá atenções apenas ao vereador Alberto Souza.