Humano

O fato de eu não gostar de uma pessoa não implica, de forma alguma, em desejar deliberadamente o seu mal. Menos ainda em comemorar suas desgraças no âmbito da vida pessoal, ainda que me sejam indiferentes, a depender do grau do “não gostar”. Por outro lado, não desejar o mal a quem não tenho nenhum apreço não implica, de forma alguma, em considerá-la boa pessoa. É possível apenas guardar o decoro inerente à caridade cristã. E, eventualmente, a boa e sensata indiferença é que pode ser a melhor expressão da caridade cristã. Não raro, é a única atitude possível. Texto acima, pinçado do comentário postado no facebook e que eu compartilho, serve ainda para retratar o comportamento de algumas pessoas em desejar o mal a outra e que ficou mais patente no caso da ex-primeira-dama do país, Marisa, que sofreu AVC e muitos ficaram desejando o mal e até a sua morte. Lamentável!

Infiltração

Muitos dos enormes buracos que estão se abrindo em ruas e avenidas nos últimos dias não são de responsabilidade da prefeitura, e sim da Caema, pois estão sendo provocados pelas infiltrações da rede de esgoto e até abastecimento de água. Por isso mesmo, cabe à concessionária de água e esgoto providenciar sua recuperação, como está fazendo.

Israel

O apóstolo Alex Nunes Rocha, vice-prefeito de Imperatriz, há vários anos realiza com um grupo de evangélicos viagem missionária à terra santa, que inclui Jerusalém e outras cidades. Inclusive, a viagem que está fazendo agora já estava marcada desde o ano passado, mesmo antes da eleição, pois as pessoas pagam o pacote mês a mês até chegar a data da viagem. Portanto, está viajando com seus recursos próprios e em missão evangélica.

Meio ambiente

A novidade na viagem deste ano é que ele pretende e já agendou reunir-se com autoridades israelenses ligadas ao meio ambiente para discutir uma forma de eles colaborarem com tecnologia e até com recursos em Imperatriz. Como se sabe, eles são os maiores especialistas neste setor, afinal moram no deserto, e, mesmo assim, há verdadeiros oásis graças à engenharia.

Itaqui

A queda na safra agrícola e o encerramento das exportações de bois vivos teriam sido um dos principais fatores para a queda na movimentação de cargas no porto do Itaqui, segundo justificativa do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago. Segundo ele, foram embarcadas e desembarcadas ano passado 16,9 milhões de toneladas, bem abaixo do registro histórico de 21,8 milhões de toneladas em 2015, e menor também em 500 mil que o volume movimentado no ano de 2014.

Retorno

Estás nas mãos do desembargador Guerreiro Junior a decisão sobre o retorno do ex-presidente da Federação Maranhense de Futebol, Carlos Alberto Ferreira. Medida em decisão liminar estaria sendo aguardada e atende pedido dos advogados de Ferreira, que foi defenestrado do cargo por decisão judicial, quando somente os presidentes dos clubes é que poderiam fazer isso, pois a FMF é entidade privada. Guerreiro Junior é desportista e já dirigiu o Bacabal.

Faber

Mesmo sabendo que os tempos hoje são outros e que as dificuldades serão maiores, a nova gestão da Fundação Cultural vem estudando a retomada do Festival Aberto do Balneário Estância do Recreio - Faber. Músico que se tornou mais conhecido graças ao Faber, Chiquinho França entende que o mundo artístico e musical merece um festival da envergadura do Faber. Nada contra o FMI, que no ano passado foi realizado em uma das salas do Salão do Livro.

Aniversário

No dia 25 de janeiro de 1961, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurava aquela que seria uma nova era para Imperatriz. A rodovia BR-010, que saiu de Anápolis a Santa Maria, no Pará, rasgando floresta e fazendo com que não só Imperatriz, mas as cidades em toda a sua extensão tivessem um surto de desenvolvimento econômico ímpar.

Ligação

O engenheiro Bernardo Sayão, encarregado da obra, morreu em um acidente no local conhecido como Ligação, após o hoje município de Dom Eliseu, antes Zero. No local, existe escondida entre o mato uma placa que registra o local do fatídico.