Limites
Todas as pessoas que lidam com informações, sejam quais forem e que são levadas ao público, precisam seguir recomendações básicas de ética e, principalmente, de não ofender. Noticiar por noticiar não há nada de errado, pois a informação é necessária e toda pessoa pública precisa entender que sua função deve explicações à população. Contudo, a divulgação precisa ter um mínimo de responsabilidade e não apenas por querer desqualificar o agente público. Quando ocorre a tentativa de execração do agente, cabe a ele e à justiça a garantia por busca de reparos judiciais, o que também não é errado e não pode ser criticado. O correto é existirem a divulgação e as críticas, mas de forma a não prejudicar as partes, embora as notícias não sejam de cunho pessoal.
Recesso
Os vereadores estão dispostos a trabalharem independente de recesso ou não. A maioria deles está realizando visitas e reuniões, além de solicitar secretários para resolver problemas em seus bairros. Assim têm feito, por exemplo, Ricardo Seidel, Ditola, Chiquim da Diferro e Paulinho Lobão. Com isso, vão colhendo subsídios para o trabalho legislativo.
Candidatos
A lista de pré-candidatos a deputados nas eleições do ano que vem vai crescendo na região. Alguns desistirão na metade do caminho e outros irão manter o projeto, mesmo sabendo das dificuldades em elegerem-se sem qualquer estrutura.
Consolidados
Até porque os atuais deputados Léo Cunha, Marco Aurélio e Antonio Pereira levam vantagem por estarem no cargo e estarem com seus nomes consolidados. Uma diferença que importa, e muito, na hora da campanha, em que os novatos terão 45 dias para levar seus nomes aos eleitores e também porque os atuais parlamentares estão na mídia e apresentando seus trabalhos em benefício dos municípios. Isso garantirá discurso em palanques montados nas cidades.
Produção
Produção e emprego na indústria brasileira encerraram 2016 em queda, mas a situação é mais favorável que a verificada em dezembro de 2015. A informação está na pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o indicador de produção alcançou 40,7 pontos no último mês do ano passado, ante 47 pontos em novembro. Embora esteja abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o índice supera os 35,5 pontos registrados em dezembro de 2015.
Pior
O saldo anual do desemprego no Maranhão (-18.036) divulgado na sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTE) não chega a ser o pior do Nordeste, mas também não é o melhor, pois aparecem com números do acumulado do ano bem maiores, Bahia (-67.291), Pernambuco (-48.486) e Ceará (-37.499), entretanto, fora estes, perde para todos: Piauí (-12.893), Alagoas (-11.763), Paraíba (-8.205), Sergipe (-15.653) e Rio Grande do Norte (-15.806).
Aposentadoria
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou nota técnica em que afirma que a reforma da Previdência Social vai restringir o direito à aposentadoria. Na avaliação da economista Patrícia Palatieri, um dos principais problemas do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) é acabar com parte das diferenciações previstas nas regras atuais, por sexo e ocupação, pois “sob a aparente uniformidade que dá aos trabalhadores, aprofunda muitas desigualdades”.
Restrição
O Exame de Ordem Unificado passa a ter mais uma restrição de procedimento durante as provas prático-profissionais, a chamada 2ª fase. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, informa que está proibido o uso de notas adesivas (conhecidas comopost-its) pelos candidatos, seja em branco ou com quaisquer anotações.
Valendo
A proibição do procedimento passou a valer já nas provas realizadas no dia 22 de janeiro de 2017, relativas à segunda fase do XXI Exame de Ordem Unificado. Todos os candidatos estão sendo avisados sobre a medida por e-mail e também ao acessar informações como o cartão de confirmação da inscrição e o local de prova. Os materiais que possuírem conteúdo proibido não poderão ser utilizados durante a prova prático-profissional.
Comentários