Desunidos

Os prefeitos, e por que não dizer a classe política da região tocantina maranhense, deu mais uma vez a clara demonstração de que não pensam na formalização de um bloco político capaz de fortalecer a região e continuam fragmentado e pensando unicamente em seu umbigo. Apesar das tentativas feitas pelo prefeito de Estreito, Cicin, para fazer com que seus colegas prefeitos formassem um bloco para apoiar uma chapa à presidência da Famem, ficou isolado e cada um seguiu seu próprio pensamento, e pior, não ocuparam espaço importante na chapa. Fez-me voltar ao passado em que, numa reunião com a classe empresarial no Palácio do Comércio, a então governadora Roseana Sarney perguntou aos presentes: o que vocês querem? Houve várias opiniões e ela decidiu interferir dizendo mais uma vez: vocês demonstram incerteza e indefinições.

Fortes

Não resta a menor dúvida de que, enquanto perdurar este comportamento da classe política, a região vai continuar isolada e sem que haja liderança no cenário estadual para brigar por um espaço maior e melhor. Por isso é que quando os grupos políticos do estado começam a articular a formação de chapas de governador, senador e deputados, não chamam ninguém da região para discutir e nunca sobra, por exemplo, um vice ou um senador, no máximo um segundo ou terceiro suplente de senador.

Secretários

A mesma posição recai sobre a nomeação de figuras importantes nos governos. A nomeação do Clayton Noleto não ocorreu por ingerência política, e sim amizade do próprio governador Flávio Dino, que reconheceu no aliado e amigo a competência para exercer o cargo. Não houve pedido de ninguém.

Tempo

Mas ainda dá tempo para que haja uma nova forma de fazer política na região. Ou seja, aquela em que não se pretenda destruir um líder, mas sim fortalecê-lo, pois destruindo esta liderança emergente, destruirá a chance de a região impor-se mais em busca de recursos e reconhecimento. A política do destruir para que ele não cresça não coube e nunca caberá no jogo político de destaque de uma região ou cidade.

Pros

Tentam jogar as duas vereadoras eleitas pelo Pros contra o comando da sigla na cidade, hoje a cargo do pastor Célio Henrique. E neste jogo até o outro vereador, Ricardo Seidel, que é da Rede, foi usado para, segundo eles, tentar junto ao presidente estadual Gastão Vieira. Só que erraram o alvo. As duas irmãs, Maura Barroso e Telma, não pensam neste momento em assumir a responsabilidade de comandar um partido e quem é o responsável na região é o pastor José Cavalcanti.

Ação

A AOB Maranhão ajuizou duas ações contra o Governo do Estado pelos aumentos do ICMS em vários produtos e que vai onerar o consumidor. Alegando que a atitude do governo está indo na contramão do momento, a OAB quer anular a decisão autorizada pelos deputados maranhenses. Acho difícil conseguir, mas...

Fechamento

E está se aproximando a data em que a Superintendência do Banco do Brasil irá promover o fechamento de várias agências no Estado e algumas serão transformadas em posto de atendimento. Em Imperatriz, a agência pioneira da Praça da Cultura está na lista, se não for revogada a decisão anunciada ainda em novembro do ano passado.