Conhecimento

Ontem, o prefeito Assis Ramos reuniu boa parte da imprensa para falar sobre a primeira semana no comando do município. O alcaide disse que muitos dos assuntos financeiros ainda estão tomando conta, mas o principal, que foi a questão do pagamento dos servidores, já havia resolvido. Também falou que espera e vem mantendo contatos com o governador Flávio Dino e seus principais auxiliares no sentido de que eles possam ampliar o apoio dado ao município, como o trabalho de limpeza dos riachos que a Sinfra estadual está fazendo.

Normal

À coluna ele externou a tranquilidade de que espera ter um relacionamento normal e institucional em favor da cidade, pois se dá bem com os vereadores e espera deles o mesmo respeito e empenho em resolver os problemas de Imperatriz.

Revólver

No afã de criticá-lo, informações passadas a blogueiros de São Luís e depois repercutidas aqui trocaram uma gravata deixada sobre um birô próximo à mesa do prefeito como sendo um revólver. A forma é velha: informa a outro veículo, este noticia e repercute para dizer que está apenas transcrevendo. A gravata estava ontem na coletiva no mesmo local.

Falência

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) é o autor de uma proposta que, se aprovada, poderá evitar a falência de municípios brasileiros que estão endividados com o governo federal. O PL 6.610/2016 propõe que todos os acordos de reparcelamento de dívidas sejam unificados; extingue todas as multas, encargos e honorários advocatícios; estabelece que o total a ser descontado mensalmente seja de apenas 1% da receita corrente liquida dos municípios e fixa prazo de carência para o início da vigência do novo acordo.

Municípios

“A proposta que apresentei é semelhante ao acordo pactuado entre a União e os Estados brasileiros. Então, se o governo federal pode socorrer os Estados, é justo que também ajude os municípios, que passam por dificuldades quase insanáveis e respondem por aproximadamente 90% das políticas públicas que hoje são ofertadas aos cidadãos e cidadãs. Atualmente, os Estados ofertam apenas o ensino médio e segurança pública. Os demais serviços públicos são realizados pelos municípios”, argumentou Hildo Rocha.

CNM

O parlamentar explicou ainda que PL 6.610/2016 muda o Art. 96 da lei 11.196 de 2005, que trata de parcelamentos já pactuados e em vigor. “O projeto foi elaborado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) que nos deu todo o apoio técnico necessário. Sabemos das dificuldades que estão passando os municípios brasileiros tendo em vista a crise que hora vivenciamos. Assim sendo, é importante que a proposta seja aprovada, pois só assim evitaremos o colapso total de centenas de municípios brasileiros”, declarou Hildo Rocha.

Tremor

Para quem não se recorda, em 1981 houve um tremor de terras no município de João Lisboa, de magnitude de 3,4 na escala Richter. Como foi menor, não provocou muito medo na população e não chegou a ser sentido em Imperatriz.

Líder

O vereador e ex-presidente da Câmara, Hamilton Miranda, será o líder do governo Assis Ramos na Câmara de Vereadores. Sua escolha ocorreu ainda antes da posse, quando estava se articulando a formação das chapas para as disputas da mesa diretora.

Interesse

Os prefeitos da região não demonstraram interesse algum em participar da chapa que vai disputar a eleição na Federação dos Municípios. Um dos candidatos é o prefeito Erick, de Barra do Corda, mas não conseguiu atrair o apoio dos seus colegas da região.