Governador interino
O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) começa 2017 à frente do poder executivo estadual, onde ficará por cerca de dez dias, com a ausência do governador Flávio Dino (PCdoB) do país, para gozo de férias. Conforme mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador informa que terá de se ausentar do Maranhão no período de 03 a 11 de janeiro, para tratar de assuntos particulares. Apesar da mensagem não indicar o destino do governador, tampouco que assuntos particulares o afastarão do estado, evidente está que se trata de uma viagem internacional, já que somente nestes casos o governador é obrigado a informar aos deputados.
Audiências
Nos dez dias em que ficará à frente do governo, Carlos Brandão pouco fará que possa destoar da gestão de Flávio Dino, já que se trata apenas de uma curta interinidade. Mesmo assim, aproveitará sua posição no posto máximo da política estadual para conceder audiências a políticos, empresários e outras lideranças ou mesmo inspecionar obras em andamento etc.
Saúde
Dos programas sociais desenvolvidos ao longo de 2016 pelo Sistema Federação da Agricultura, o que mais dá orgulho ao presidente Raimundo Coelho é que leva ações de saúde aos homens e mulheres do campo. Este ano, foram realizados 15 mutirões de pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com prefeituras municipais e sindicatos de produtores rurais, com 807 exames sobre câncer de próstata pra eles e 1.200 preventivos do câncer do colo de útero (Papanicolau) para elas.
Infraestrutura
O prefeito eleito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, comemora os investimentos do governo do estado na região dos Lençóis Maranhenses, pois confirmam a correção dos projetos que elaborou, já que todos foram elaborados quando era secretário estadual de Infraestrutura, inclusive a ponte sobre o rio da Fome, em Paulino Neves, e a rodovia desta cidade a Barreirinhas, que está sendo executada pela Ômega como compensação pelos impactos ambientais de seu projeto de energia eólica.
Iluminação
Concluído o processo licitatório da iluminação do trecho da rodovia Pedro Neiva de Santana entre as cidades de Imperatriz e João Lisboa, tão esperada pelos motoristas. O contrato entre a empresa e o governo do estado já foi assinado e em janeiro começam os serviços. O investimento é de R$ 3,4 milhões e contempla a reconstrução dos 9,5km da rede de iluminação pública entre os dois municípios.
Trocas
Postes e luminárias serão substituídos para garantir maior durabilidade e economia de consumo. Lâmpadas de led serão utilizadas. Compromisso assumido pelo governo e que será cumprido a partir da primeira quinzena de janeiro de 2017.
Organizada
A vereadora Fátima Avelino tem demonstrado vontade, competência e determinação em cumprir com eficiência o comando da Sedes, a partir de janeiro. Para isso, tem conversado com responsáveis por vários setores da secretaria e com o governo federal. Conhecedora da pasta, pois já esteve no cargo, ela pretende ampliar e viabilizar mais programas sociais, mesmo sabendo das dificuldades que o país atravessa.
Justa
É merecida a homenagem prestada pela Unisulma ao poeta, advogado e político Sálvio Dino, com o título de doutor Honoris Causas. Sálvio, considerado por muitos como a “Raposa do Sertão”, continua no batente e quando pode dá conselhos ao filho, o governador Flávio Dino, pela sua experiência política. Estes conselhos, aliás, se fossem seguidos, deixariam o ex-juiz federal e atual governante maranhense em situação bem mais confortável junto à opinião pública.
Comentários