Famem
O prefeito reeleito de Tuntum, Cleomar Tema, é um dos candidatos a assumir a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM. Para quem não lembra, Tema foi preso pela Polícia Federal enquanto era presidente da entidade. O gestor foi um dos principais alvos da famosa operação Rapina. A operação, que foi deflagrada em 2007, investigava fraudes em licitações e desvio de dinheiro público. Tema chegou, durante entrevista, a admitir erros formais nos processos de licitação após sua prisão.
Irregularidades
Durante a operação, a PF encontrou, em um apartamento de luxo do gestor na Ponta da Areia, em São Luís, documentos que comprovariam as diversas irregularidades e, ainda, cerca de R$ 25 mil e várias cédulas em dólares. Escutas telefônicas de Tema pedindo alterações de notas também foram interceptadas com autorização da justiça.
Denúncias
Quase dez anos se passaram desde a operação Rapina, mas Tema segue envolvido em diversas outras denúncias. É esse o tipo de presidente que assumirá a partir de 2017 uma da entidades mais importantes do Estado? Os prefeitos irão permitir?
Bloco
Por aqui os prefeitos estão decididos a formarem um bloco unido em torno de votarem em um único candidato à presidência da Famem. Liderada pelo prefeito do Estreito, Cicin, a proposta ganhou força e agora se consolidou entre os prefeitos e prefeitas que assumirão no dia primeiro de janeiro. Por isso mesmo, precisam avaliar com atenção em qual candidato irão votar.
Agricultura
As perspectivas para a safra 2016/17 de grãos são muito animadoras, segundo análise da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que prevê uma produção em torno de 215 milhões de toneladas de grãos e isto se deve porque os produtores estão mais confiantes com o governo e por isto decidiram plantar mais. De acordo com a SNA, o agronegócio é influenciado pela conjuntura do país, porém menos que os demais setores produtivos, porque está muito ligado também ao que ocorre no mercado internacional.
Aeroporto
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República confirmou a adequação do aeroporto de Barra do Corda para recebimento de aeronaves de porte médio, segundo informação do deputado Rigo Teles (PV). O aeroporto fica numa posição estratégica, a 370km de Imperatriz e a 440km da capital. O projeto integra o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, lançado em dezembro de 2012. Para sua execução, a Secretaria de Aviação Civil celebrou contrato com o Banco do Brasil.
Cheques
O Maranhão foi o estado que registrou maior índice na devolução de cheques em novembro, no Nordeste, e ficou em terceiro lugar no ranking nacional. De acordo com a Serasa Experian, o percentual de devoluções de cheques em todo o país foi de 2,46% do total de emissões em novembro. No Maranhão, a devolução em novembro foi de 10,20% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 9,31% registrada em outubro. Em novembro de 2015, a devolução de cheques no estado foi de 10,60%.
Filadélfia
Com a coreografia que usa a linguagem corporal como forma de passar uma mensagem, um grupo de jovens da Assembleia de Deus - Congregação Filadélfia promove uma encenação teatral coreografada em Imperatriz, para levar uma mensagem de esperança para as pessoas neste Natal. O evento acontece em um shopping, nesta sexta-feira (23), a partir das 20h.
Comentários