Destino político
Entregando o município inaugurando obras e benefícios para a população, o prefeito Madeira ainda não sabe - ou pelo menos não definiu publicamente - seu futuro político após o dia 31 de dezembro. É claro que os dois anos que restam até as próximas eleições serão bastante analisados por ele e seu grupo para posterior decisão. Sua meta de ser candidato ao Senado não depende apenas de sua vontade, vai além, precisará do aval do seu partido e de um grupo estadual da situação, hoje liderada por Flávio Dino, ou pela oposição, leia-se Roberto Rocha e Sarney. Esses dois grupos têm suas preferências e, certamente, não pensam em abrir mão a seu favor, muito não é nem por ele, e sim para Imperatriz, coisa que eles não admitem é a cidade contar com um senador ou mesmo um governador. De forma que serão dois anos para avaliar e decidir a volta para uma eleição. Cacife eleitoral ele tem, mas, infelizmente, não basta só isso.
Bloco
Não está ficando apenas no oba oba dos prefeitos a firme decisão de se fechar em um bloco da região para defender a inclusão de nomes que representem os municípios numa posição mais destacada na diretoria da Famem. E tem que exigir mesmo, chega de ser um suplente de diretor, quando aqui são 24 prefeitos integrantes da única associação dos municípios no estado e que, por isso, originou e deu força para a criação de uma federação.
Reunião
Este mesmo bloco anunciou para hoje, em Imperatriz, reunião para discutir o fortalecimento da associação dos municípios e a formação de uma chapa para disputar o seu comando, tendo em vista que a atual presidente Karla Batista não pretende continuar no cargo. A princípio, o nome lançado é o prefeito de Campestre, Valmir Moraes.
Seriedade
O prefeito de Estreito, Cicero Neco, vencedor por duas vezes do prêmio Sebrae Nacional, foi um dos palestrantes do encontro dos prefeitos eleitos do Sul do Estado, realizado na cidade de Balsas, no final de semana que passou. Falou sobre gestão e comprometimento na correta aplicação dos recursos em benefício da população.
Comunicação
Reunido com um grupo de empresários nessa sexta-feira (16), aos quais detalhou o projeto que reajusta o ICMS de produtos e serviços, o secretário estadual de Fazenda, Marcellus Ribeiro, admitiu que o governo errou, e feio, na comunicação sobre essas mudanças, antes de ter sido levado à Assembleia Legislativa. De fato, faltou um articulador político para dialogar com os deputados, faltou reunião com os empresários e mais ainda, informação clara para a população. Deu no que deu: um grande desgaste.
Confraternização
O senador Roberto Rocha (PSB) promove, na quinta-feira (22), em seu escritório político, no Renascença, confraternização de fim de ano, quando apresentará as iniciativas tomadas no Congresso, este ano, para impulsionar o desenvolvimento do Estado.
Eleição
A quinta-feira (22) será movimentada na Casa da Indústria Albano Franco com a realização de duas eleições, e a agitação será mais por conta da confraternização, pois os candidatos não correm risco de serem surpreendidos pelos eleitores. Na Federação das Indústrias, ninguém questiona que Edilson Baldez será reeleito para o terceiro mandato; e no Sindicato da Indústria da Construção Civil, Fábio Nahuz confirmará que a antecipação da eleição, prevista para maio de 2017, vai lhe dar reeleição tranquila.
Expoema
Tudo indica que a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) voltará a ser realizada no próximo ano, mas não em São Luís, e sim em Bacabal. Algumas pendências precisam ser corrigidas, pois lá, a exemplo de São Luís, onde o Parque Independência era gerenciado pela Associação dos Criadores do Maranhão, o parque de exposição está com outra entidade, a Associação dos Criadores do Mearim, criada pelo ex-deputado Zé Vieira, que desafia quem queira fazer com ele o que foi feito com a diretoria da Ascem. Ainda chegou a ser aventada a possibilidade de ser promovida junto à Expoimp, mas parece que não fluiu.
Comentários