Presente

O governador Flávio Dino (PCdoB) enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que amplia o seu programa "Mais Imposto", elevando consideravelmente a alíquota do ICMS de vários produtos e serviços. O argumento de que o consumidor de menor renda não está sendo afetado é falho, pois as empresas certamente repassarão para o consumidor não apenas o valor de cada mercadoria, mas os custos que serão criados com as demais alíquotas, já que as empresas aumentarão despesas com energia, com comunicação, combustíveis etc.

Justificativa

O secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, diz que o projeto é necessário para que o Estado e municípios mantenham-se em estado de equilíbrio e com capacidade para investimento em programas sociais e obras públicas, que converteram o Maranhão numa das unidades com a situação financeira mais ajustada da federação brasileira, capaz de manter um ambiente econômico propício ao crescimento do emprego e da renda, em meio à maior crise econômica da história do país.

Aumento

Um dos aumentos será para gasolina e etanol, cuja incidência passa a ser de 26%. Para energia elétrica, quem consome acima de 500 kw, o imposto passa para 27%. O fumo passa a ter uma incidência de 27%. Os serviços de telefone, TV a cabo e rádio passam a ter imposto de 27%.

Primeiro

Com a posse da odontóloga Luana Alves (PSB), que é primeira-dama de Santa Inês, na Câmara Federal, onde ocupará a cadeira que pertencia ao deputado João Castelo, falecido nesse domingo, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, passa a ser o primeiro na linha de substitutos da coligação Todos pelo Maranhão, formada em 2014, para as eleições proporcionais, com apoio a Flávio Dino (PCdoB), pelos partidos Solidariedade (SD), Progressista (PP), Comunista do Brasil (PCdoB), da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Socialista Brasileiro (PSB).

Suplente

Luana era a primeira suplente e vinham na sequência Domingos Dutra (hoje no PCdoB) e Simplício Araújo. Como o segundo suplente será empossado, em janeiro, prefeito de Paço do Lumiar, portanto sai da lista e cede lugar ao terceiro.

Candidato

Depois de ser homenageado com o título de Cidadão Honorário da cidade de Parauapebas, no Pará, onde tem uma rádio, o empresário Raimundo Cabeludo anuncia que pretende disputar um mandato de deputado federal pelo PMDB nas próximas eleições. Só para lembrar, Cabeludo já exerceu o mandato de deputado estadual e de prefeito da cidade de João Lisboa. Recentemente, sofreu um AVC, que considera superado, e está pronto para a campanha eleitoral. Cri-cri como só ele, certamente manterá o jeitão de cobrar e fiscalizar como parlamentar.

Concessão

A Câmara oficializou ontem a concessão de um ano dada à empresa Rio Anil de Transportes, que opera o sistema de transportes coletivo em Imperatriz. Na verdade, faltam menos de quatro meses para o término deste período e os vereadores entenderam que será o tempo necessário para que o novo prefeito assuma e realize a licitação do transporte público, coisa que até a empresa quer, pois não sente segurança em fazer investimento operando em licença.

Título

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou ontem sessão solene para homenagear duas personalidades que têm feito a diferença para o desenvolvimento de todo o Maranhão, em especial da cidade de Imperatriz e toda a Região Tocantina: Sabino Siqueira Costa e Clayton Noleto Silva. As homenagens são frutos de proposições do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que acompanha de perto os grandes trabalhos realizados por ambos na região Tocantina.

Cidadania

O piauiense Sabino Costa é ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz e ex-presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (SRI). Sabino é piauiense e há mais de 20 anos contribui ativamente para o desenvolvimento econômico de Imperatriz e região. Ao empresário, foi concedido o título de Cidadão Maranhense em reconhecimento aos grandes serviços no setor econômico da região. 

Beckman

Já Clayton Noleto foi agraciado com a medalha Manuel Beckman, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. O secretário agradeceu à Assembleia e, de modo especial, ao deputado Marco Aurélio, ressaltando que a medalha é fruto do trabalho em conjunto de toda a Sinfra ao longo dos últimos dois anos.