João Castelo

Faleceu no domingo, em São Paulo, por complicações em cirurgia cardíaca, o ex-governador, senador biônico e ex-deputado federal João Castelo, que protagonizou uma intensa rivalidade política entre um governador e um prefeito. Foi entre ele e o ex-prefeito Carlos Amorim. No exercício dos seus mandatos, Amorim não gostou da intervenção branca feita por Castelo em asfaltar várias ruas e construir obras físicas. Na data das inaugurações, simplesmente viajou para não receber João Castelo e tampouco participar das solenidades. Só para ilustrar: durante seu governo, Castelo construiu o Hospital Regional, a Câmara, a prefeitura e o Fórum, além de asfaltar mais de dez ruas. Deixou um legado de grandes obras em Imperatriz.

Barjonas

Mesmo terminando seu mandato, o prefeito Madeira vai cumprindo suas tarefas e hoje deverá promover a inauguração do novo complexo esportivo Barjonas Lobão, que foi totalmente remodelado e estará à disposição da juventude estudantil para seus treinamentos. Antes do final do ano, Madeira deverá entregar ainda a cobertura da Feira da Nova Imperatriz.

Preços

Visando à ampliação do acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e esclarecer os modelos operacionais da política de apoio à comercialização de produtos extrativistas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu esta semana reuniões com produtores, cooperativas, associações e parceiros dos estados de Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará e Minas Gerais.

Babaçu

A subvenção ao babaçu esteve em pauta em Marabá, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, no Pará; Palmas, São Miguel, Augustinópolis e Carrasco Bonito, no Tocantins; Chapadinha, Vargem Grande, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Lima Campos, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Poção de Pedras, no Maranhão.

15 produtos

PGPM-Bio contempla 15 produtos: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, cacau extrativo, Castanha-do-Brasil, carnaúba, juçara, macaúba, mangaba, pequi, piaçava, pinhão e umbu. Os extrativistas desses produtos recebem subvenção direta quando comprovam a venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Distribuição

O Grupo Mateus recebeu do Governo do Estado, a preço simbólico, uma área às margens da BR-135, no Distrito Industrial de São Luís, para construir um novo Centro de Distribuição, já que a estrutura atual, no prédio da antiga Cervamar (fabricante da extinta cerveja Cerma), ficou acanhada para suportar a quantidade de mercadorias levadas às lojas de supermercados. Com a inauguração do novo CT, as atuais instalações vão ser exclusivas da Bumba-meu-pão, indústria de panificação e confeitaria.

Arroz

Não surpreendeu o presidente da Federação da Agricultura, Raimundo Coelho, a queda na produção de arroz no Maranhão, medida pela Conab, que coloca o estado em sexto lugar (era o terceiro até 2014) entre os maiores produtores, com apenas 174 mil toneladas a serem colhidas em 2017. Segundo ele, na região do Baixo Parnaíba, muitos produtores trocaram o arroz pelo milho por estar mais valorizado, e na Baixada, a maioria abandonou o plantio do grão por não suportar pesadas multas dos órgãos ambientais.

Refinaria

Dois anos após o encerramento da Premium I, a população de Bacabeira volta a ser embalada com novo projeto de refinaria de petróleo, agora por empresas iranianas que estariam dispostas a investir US$ 10 bilhões, segundo o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que, prevendo as maldades nos debates em torno do empreendimento, avisa: não se trata de engodo para garantir reeleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2018, já que a Premium I foi lançada pela Petrobras em 2010, ano da reeleição de Roseana Sarney (PMDB).