Visita
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados desembarcou na noite dessa quinta-feira, 1, para realizar visita técnica de fiscalização nas obras do BNDES no estado. A comitiva inicia os trabalhos por Imperatriz e percorre os municípios de Davinópolis, Ribamar Fiquene, Coroatá, Chapadinha, Cantanhede e a capital São Luís. A Proposta de Fiscalização Financeira e Controle (PFC) é de autoria do deputado federal Hildo Rocha (PMDB), integrante da Comissão que também participará da visita.
Salimp
Iniciada no último sábado (26), em Imperatriz, a 14ª edição do Salão do Livro de Imperatriz movimenta diariamente milhares de pessoas de toda a região Tocantina. Considerado o maior evento literário do estado, o Salimp reúne para divulgação de seus trabalhos escritores, artistas plásticos, músicos, editoras de todos os estados, visando apresentação e comercialização, além de incentivar as novas gerações a mergulhar no mundo da literatura e da arte.
Vales-livros
Este ano, 10 mil alunos das redes municipais e estaduais de ensino estão sendo beneficiados com vales-livros, no valor de R$ 20 cada, para a compra de livros e títulos de sua preferência nos estandes do evento. O programa é possível graças ao governo do estado, através de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil reais, destinada pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Eucaliptocultura
O manejo do eucalipto é prejudicial ao solo. Essa informação é mito ou verdade? Justamente para discutir de forma criativa os benefícios sustentáveis do extrativismo vegetal, estudantes do curso de Engenharia Florestal da UEMASUL promovem até o próximo sábado (03) exposição aberta ao público no segundo piso de shopping no Centro de Imperatriz.
Celulose
Os visitantes terão acesso a todo o processo de produção da celulose, desde a seleção da matéria-prima (clone) até a produção de bens de consumo (produto final), além de discutir com os estudantes os mitos sobre florestas, tanto nativas como plantadas (Eucaliptocultura), mostrando que é possível obter lucro com manejo sustentável.
Captação
No próximo dia 9, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará em Imperatriz lançando o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais e Região Tocantina. O encontro está marcado para as 8 horas, no auditório da Associação Médica.
Desafios
Na oportunidade, serão discutidos os principais desafios da gestão pública, incluindo a elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e a captação de recursos. Também serão ministradas palestras abordando assuntos como o Cadastro Ambiental Rural - CAR e a Revitalização de bacias e o programa de água doce. Um encontro bastante importante e que os gestores com seus assessores das áreas de meio ambiente e projetos estratégicos devem participar.
Sequência
Ontem foi publicada a prorrogação do contrato entre o município e a empresa responsável pela coleta e transporte do lixo doméstico de Imperatriz. Com esta atitude do prefeito Madeira, a cidade não correrá o risco de ficar com o lixo acumulado nas portas nos primeiros dias da administração Assis Ramos, até que fosse feita a dispensa de licitação por emergência.
Salário
Outra decisão acertada do prefeito Madeira foi a que ele respondeu a um interlocutor sobre a realização do réveillon. “Não farei. Não há dinheiro, o dinheiro que a prefeitura tem será para pagar o décimo e os salários dos servidores”. Ou seja, melhor pagar todos do que gastar com festa. O momento é de arrocho. E o Governo do Estado, por que não participa?
Comentários