Visitando
A esposa do prefeito eleito, Janaína Ramos, esteve ontem, em companhia da vereadora e futura secretária de Desenvolvimento Social, conhecendo alguns dos órgãos de responsabilidade da Sedes e aproveitou para manifestar, mais uma vez, a preocupação do seu marido com a questão social e a qualidade de vida das pessoas. A futura primeira-dama, que não ocupará cargo de secretária na administração de Assis Ramos por ele combater o nepotismo, mostra que, mesmo assim, vai procurar ajudar seu marido fornecendo informações sobre determinados projetos que venham a beneficiar as camadas mais pobres e que a administração municipal tem a responsabilidade. Quem ouviu e viu ela, gostou.
Recursos
O deputado federal Hildo Rocha apresentou projeto de lei que garantirá aos partidos políticos recursos para o financiamento das eleições sem precisar criar novo fundo público, evitando jogar nas costas do povo o custo das eleições. “Por meio do PL 6304, que já está em tramitação, proponho que 40% do fundo partidário, que já existe, seja destinado exclusivamente para o financiamento de campanhas eleitorais (estaduais, municipais e federais); 5% para promoção de políticas para as mulheres; 5% para fundações (ligadas aos partidos) e 50% para manutenção e promoção dos partidos”, explicou Rocha.
Corrupções
“Não podemos aceitar a volta do financiamento empresarial que só gerou corrupções. A Lava Jato é o resultado disso. Também não há necessidade de se criar novos fundos. Não podemos onerar mais ainda a população brasileira criando mais custos para os contribuintes, retirando recursos da educação, da saúde, da segurança pública. Basta que se faça a distribuição correta dos recursos do Fundo Partidário”, argumentou o parlamentar.
Reeleitos
Quase metade dos prefeitos do país que tentou a recondução ao cargo obtiveram sucesso na eleição deste ano. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tabulados pela Folha, 2.945 prefeitos se candidataram à reeleição e 1.385 conseguiram, um índice de 47%. O levantamento é um indicativo de que o controle da máquina municipal não é garantia de permanência dos mandatários no poder.
Desencantado
Também reforça as análises de que neste ano o eleitor esteve mais desencantado com a política. O índice de votos brancos e nulos bateu recorde e candidatos que adotaram discurso de que não eram políticos tiveram êxito em grandes cidades. É a primeira vez que a Justiça Eleitoral compila as informações de reeleição, por isso não é possível comparar o dado com anos anteriores.
Reeleição
Neste ano, no momento do registro para a eleição, cada candidato assinalou voluntariamente se estava ou não disputando a reeleição. Os dados, porém, ainda não constam nas planilhas disponíveis no site do TSE – foram enviados após pedido da imprensa e cruzados com os resultados das urnas.
15 anos
O Maranhão está completando 15 anos sem nenhum registro de caso de febre aftosa e para comemorar esta década e meia de erradicação da doença dos pastos locais, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou nessa terça-feira (1º), na Sala de Reuniões da Vice-Governadoria do Estado, no Palácio Henrique de La Rocque, um selo que vai ser utilizado nas correspondências expedidas nas agências da estatal no estado.
Campanha
O lançamento ocorreu na mesma solenidade em que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) fizeram o lançamento oficial da II Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa 2016, que se estende até o próximo dia 30.
Vacinarem
Ao longo deste mês, pecuaristas serão mobilizados em todo o estado para que vacinem seus animais bovinos e bubalinos, já que a meta é ultrapassar a marca dos 95% desses rebanhos, a fim de que o Maranhão continue credenciado a receber uma certificação internacional de zona livre sem vacinação.
Comentários