Violência
Foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública os números sobre a violência no Brasil em 2015. De acordo com esses dados, no Maranhão as ocorrências de latrocínio e homicídios aumentaram de 1.974, em 2014, para 2.124, em 2015, ou seja, 150 casos a mais. Por esses números, conclui-se que a média mensal de pessoas vitimadas por essas práticas criminosas foi de 177, o que dá quase seis casos por dia. Em 2014, essa média mensal era 158 casos, o que dava uma média diária de cinco casos.
Policial
Assusta também a violência policial, pois as mortes causadas por policiais, em serviço, aumentaram de 02 para 14, ou seja, sete vezes mais, enquanto os assassinatos cometidos por policiais fora de serviço aumentaram de 11 para 30, resumindo, as mortes provocadas por policiais (civis e militares) aumentou de 13 para 44.
Hoje
A partir deste domingo (30), as chamadas de telefones fixos entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e terão a mesma tarifa das chamadas locais. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que a mudança resulte em redução de 60% no custo da ligação.
Maio
As alterações do regulamento sobre áreas locais para a telefonia fixa foram publicadas em maio e a agência havia dado prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida, que vence neste domingo. Saiba quais municípios maranhenses deixarão de pagar interurbanos: local de Imperatriz - Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque. Agora são chamadas locais.
Vacinação
Preocupada com o andamento da greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), a diretoria da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) convidou diretores do Sindicato dos Fiscais Agropecuários (Sinfa) para uma reunião segunda-feira (31), véspera da abertura da vacinação contra febre aftosa, para que sejam obtidas garantias para que seja realizada uma cobertura vacinal do rebanho maranhense em índice que não coloque em risco a certificação do Maranhão zona livre.
Risco
Esta mesma preocupação foi denunciada na Tribuna da Câmara pelo vereador Hamilton Miranda essa semana em função de que ele teme que o Maranhão perca a condição de zona livre com vacinação da aftosa, o que seria um retrocesso enorme, além de prejuízo ao setor produtivo rural.
Café
Será no próximo dia primeiro, terça-feira, o café da manhã dos diretores da CDL com a imprensa e expositores para a entrega das credenciais da 5ª Feira da Beleza, que acontecerá do dia 5 a 7 de novembro, no Centro de Convenções. Este ano, mais de 90 stands já foram comercializados para a feira, alem de cursos e oficinas abertas aos profissionais da cidade e de outros municípios da região.
Comentários